top of page
  • Foto do escritorFutebol em Rede

SORTE À PAULISTA

Ninguém pode reclamar.


Na noite de ontem, 27/03, a Conmebol sorteou os grupos das Copas Sul-Americana e Libertadores da América, e os cinco clubes do nosso Estado que as jogarão não têm muito do que se queixar. Palmeiras e Corinthians, que disputarão o principal torneio continental, assim como São Paulo, Santos e Bragantino, inseridos na “Série B” da América do Sul, são favoritos em seus grupos e, desta forma, deverão seguir à etapa seguinte de ambos os torneios.

Comecemos pelo Verdão. É verdade que, diferentemente dos últimos três anos, quando na etapa inicial enfrentou verdadeiras babas de boi, desta vez o time de Abel Ferreira (cabeça-de-chave do Grupo C) terá de suar um pouquinho mais para garantir sua vaga. Mas os adversários, embora experientes na competição, não deverão ser páreo para o atual campeão brasileiro e da Supercopa do Brasil: o boliviano Bolívar, o paraguaio Cerro Porteño e o equatoriano Barcelona são velhos conhecidos dos palmeirenses, e o mais provável é que sejam derrotados tanto na Arena Palestra Itália quanto em La Paz/BOL, Assunción/PAR e Guayaquil/EQU.

O Timão, por sua vez, caiu no Grupo E e terá pela frente dois oponentes de certa qualidade – Independiente Del Valle, do Equador, e Argentinos Juniors, da Argentina. Mas, para compensar, jogará também contra o inexpressivo Liverpool, do Uruguai. Se a equipe de Itaquera fizer a lição de casa, e deverá fazer, e somar pelo menos 5 pontos nas três partidas que realizará fora de casa, certamente será o campeão de sua chave.

Chegamos ao Tricolor. Atual vice-campeão da Copa Sul-Americana, a equipe de Rogério Ceni (que está no Grupo D) enfrentará Tolima, Tigre um tal de Puerto Cabello, o qual ninguém tinha visto mais gordo antes. O único – e pequeno – problema será o jogo contra os colombianos em Ibagué/COL, já que os cinco demais compromissos não parecem ser muito (ou nada) complicados. Contudo, vale lembrar que, ao contrário da Libertadores, na “Sula” apenas o campeão de cada chave avança à etapa seguinte, cabendo ao segundo colocado disputar a outra vaga contra um dois oito terceiros colocados da “Liberta”.

Situação praticamente idêntica viverá o Peixe, que está no Grupo E. Tendo como adversários Newell's Old Boys (Argentina), Blooming (Bolívia) e Audax Italiano (Chile), a única preocupação da equipe de Vila Belmiro será o time argentino, já que os outros dois são inexpressivos no cenário internacional. Assim, bastará vencer seus três jogos como mandante e, ao menos, empatar quando for a Rosário/ARG para se manter vivo na competição.

Por fim, o Massa Bruta – que caiu no Grupo C – vai encarar Estudiantes/ARG, Tacuary/PAR e Oriente Petrolero/BOL. Obviamente, o único adversário a ser temido, e também o maior favorito da chave, é o time argentino, um dos mais tradicionais da América do Sul, já que os representantes do Paraguai e da Bolívia nem merecem ser levados em conta. Ou seja: o Braga deve focar em somar o máximo de pontos nos dois jogos que fará contra os “hermanos” e também obter o placar mais elástico possível nas partidas contra as outras duas equipes. Se atingir estes dois objetivos, terá grandes chance de se classificar.

Desejo boa sorte aos cinco clubes paulistas.


­­­­­­­­­Márcio Trevisan é jornalista esportivo há 34 anos. Escritor com cinco livros publicados, começou no extinto jornal A Gazeta Esportiva, onde atuou por 12 anos. Editou várias revistas, esteve à frente de vários sites, fez parte de mesas redondas na TV e foi assessor de Imprensa da S. E. Palmeiras e do SAFESP. Há 17 anos iniciou suas atividades como Apresentador, Mestre de Cerimônias e Celebrante, tendo mais de 450 eventos em seu currículo. Hoje, mantém os sites www.senhorpalmeiras.com.br e www.marciotrevisan.com.br. Contatos diretos com o colunista podem ser feitos pelo endereço eletrônico apresentador@marciotrevisan.com.br



bottom of page