top of page
  • Foto do escritorFutebol em Rede

O “Ídolo” Vanderlei

Na derrota para o Palmeiras,3×2, no fim de semana sobraram críticas de minha parte para o goleiro Vanderlei, do Santos. Normalmente ele não falha, tem crédito por isso, mas acabou, na minha opinião falhando em dois gols. No primeiro e no terceiro, principalmente neste, do Palmeiras.

Hoje na Avenida Paulista dois torcedores santistas me abordaram sobre o assunto: Poxa, você é torcedor do Santos, porque criticou nosso ídolo? Bom, Vanderlei é bom goleiro, mas o Santos já teve muitos melhores que ele. Não sei se é tão ídolo assim e depois só frisei que falhou nesse jogo, via de regra ele vai muito bem.

Ele não é infalível, aliás, ninguém é. Nem ele, nem eu e nem os torcedores que o chamaram de ídolo. Mas na minha concepção para ser ídolo é preciso conquistar mais, jogar mais tempo pelo clube. Enfim, construir uma história vitoriosa, coisa que ainda Vanderlei não construiu no Santos, na minha opinião.

Só para citar goleiros que estão acima dele: Gylmar, o maior de todos na meta alvi-negra; Cláudio, Cejas, Rodolfo Rodriguez; Fábio Costa e até o jovem Rafael que foi campeão da Libertadores-2011 jogando muito e depois, infelizmente, acabou desaparecendo no futebol, mas no Santos deixou sua marca.

Zetti e Velloso também vestiram a camisa do Santos, mas fizeram história em outros clubes. Zetti é ídolo do São Paulo e Velloso do Palmeiras.

Vanderlei é mau goleiro? Não, longe disso. É genial? Também longe disso. É um bom goleiro, mas hoje no futebol brasileiro acho que Marcelo Grohe, Fábio e Cássio, citando apenas esses três, estão acima dele. Há controvérsias e opiniões em contrário, até aí tudo bem, cada um pensa e vê o futebol como quiser, mas aproveito para homenagear o treinador de goleiros do Santos, o excelente Arzul, que já há um bom tempo mantém em forma os goleiros alvinegros. Esse pode ser o grande segredo.

bottom of page