top of page
  • Foto do escritorFutebol em Rede

Futebol 2020 terminará em 2021


A CBF divulgou oficialmente a retomada das competições nacionais. Tudo no papel e sem muitos detalhes. A principal notícia é que na folhinha da CBF, 2020 terminará em fevereiro de 2021. Lógico que é o efeito da pandemia. No entanto, faltou esclarecer muita coisa. Com o término das competições nacionais em fevereiro, onde e como ficarão os campeonatos regionais? As datas FIFA, Eliminatórias da Copa e as competições da Conmebol já estão encaixadas? Pelo tempo que anda sobrando na CBF, poderiam fazer serviço completo.


A competição principal começará em 09 de agosto e terminará em 24 de fevereiro. Não muda a fórmula de disputa, acho ótimo, e está aberta a possibilidade de um clube optar por local fora da sua sede para jogos. O detalhamento das primeiras rodadas sai na próxima semana. Na série B, início 08 agosto e final 30 de janeiro. Vai dar para aproveitar o Carnaval, 16 de fevereiro. Nada muda na fórmula de disputa, com acesso e descenso. Estão garantidos os pagamentos dos contratos de TV com a decisão.


Copa do Brasil recomeça dia 26 de agosto e final prevista para 10 de fevereiro. Série C com novo sistema de disputa, começa 9 de agosto e termina 31 de janeiro. Série D com menos clubes, início 6 de setembro e final 7 de fevereiro. A bomba ficou nas mãos das Federações Estaduais. Mantendo a lógica, sobram dois meses ( Março e Abril ) para os campeonatos. Como ninguém no Brasil faz nada em conjunto, vai ter reclamação e confusão. Ainda falta encaixar as competições da Conmebol.


Outros países anunciaram que o próximo calendário será retomado dentro da normalidade. O nosso foi empurrado com a barriga. A CBF na tentativa de ajustar as coisas, não explicou nada e o único efeito prático foi anunciar que a bola vai girar independente do Sol e da Rotação da Terra. Nem sabemos se foi uma decisão provisória ou definitiva. O puxa aqui, estica ali, parece uma solução improvisada. Qualquer coisa, rasga-se a folhinha e como diria o filosofo Zeca Pagodinho: “deixa a vida me levar”.

bottom of page