top of page
  • Foto do escritorFutebol em Rede

Europa prepara jogos sem público


A UEFA ( Foto Divulgação ) fez reunião por videoconferência com as 55 Federações e ainda nesta semana deve divulgar estratégias para a volta do futebol no velho mundo. A prioridade é terminar a temporada nas Ligas Nacionais e, se possível, manter os critérios de Copas no continente. Mesmo sem uma certeza sobre as consequências da pandemia no esporte, a retomada da normalidade começa a ser desenhada.


Na Alemanha, mesmo com impedimento de atividades esportivas, a Bundesliga prepara para a primeira semana de maio, a retomada da competição. A solução, jogos fantasma. Significa, jogos sem público, que permitam o fechamento da temporada. Assim, entra dinheiro e encerra-se a temporada. O Borussia M’Gladbach usou a criatividade. Vai colocar manequins ( fotos de tamanho natural ) nas arquibancadas para dar clima de jogo ao espetáculo. Não deixa de ser uma ideia interessante. Até possíveis investidores poderiam vender essas imagens ou adotá-las com suas logomarcas.


Por todo velho continente, surgem protocolos e tentativas de fazer ressurgir o futebol. A Eurocopa já foi adiada e deve ser reformulada para ser realizada no próximo ano. A loucura de realizar a competição em várias cidades não deve sobreviver à pandemia. Voltar ao simples, com sede fixa, deve ser a corrente mais confiável para o problema. Além dessa competição, as eliminatórias para a Copa do Qatar, devem sofrer mudanças de datas. Essa competição e sua fórmula, já foi vendida e terá que ser encaixada num calendário abarrotado após a crise sanitária.

bottom of page