top of page
  • Foto do escritorFutebol em Rede

71° aniversário da conquista da Copa Rio pelo Palmeiras


Hoje se comemora o 71° aniversário da conquista da Copa Rio pelo Palmeiras. Título que resgatou a confiança e o moral do futebol brasileiro após a perda do Mundial de 1950 no Maracanã para o Uruguai (2×1). Foi o primeiro Mundial de Clubes. Reconhecido pela FIFA em 2001 e ratificado em 2014 quando do congresso realizado no Brasil durante a Copa aqui no Brasil.


Arnaldo Branco e eu fomos contratados pelo Palmeiras na gestão do presidente Mustafá para fazermos a pesquisa e o dossiê que seria encaminhado à FIFA. Trabalho exaustivo na Europa e América do Sul entrevistando participantes ainda vivos, pesquisas em jornais e depoimentos dos que atuaram na competição. Roberto Frizzo então diretor do clube às suas expensas foi autorizado pelo Mustafá. O dossiê foi elaborado e enviado à FIFA nos seus idiomas oficiais acompanhado das fitas com as entrevistas e fotos, trabalho desenvolvido pelo cinegrafista Carlos Lupo.


Trabalho exaustivo e completo.


Eu, com 12 anos completados no dia seguinte (sou de 23 de julho), tenho na memória o jogo e a festa da conquista. Sem exceção torcedores de todos os clubes comemoraram o feito palmeirense, que tirou da nossa garganta o espinha, da derrota de 50. Fui ver na volta dos campeões mundiais que desceram do trem na Estação Roosevelt no Braz. E em cima de um ônibus da Rádio Pan-americano desfilaram pelas ruas de São Paulo até o Parque Antártica. Sob aplausos de palmeirenses e torcedores de outros clubes.


Se isso virou piada hoje, fazer o quê?


A realidade é que essa conquista resgatou o moral e a força do nosso futebol. Parabéns a todos os nossos clubes que conquistaram os mundiais, quaisquer que tenham sido os regulamentos e números de jogos. Todos são brasileiros e mostraram a força do nosso futebol. E O PALMEIRAS É O PRIMEIRO CAMPEÃO MUNDIAL DE CLUBES. Mas infelizmente...que cada conclua os 3 pontinhos como quiser.



bottom of page