top of page
  • Foto do escritorFutebol em Rede

Vem aí o futebol de 5

Vem aí o futebol de 5. É isso mesmo. Serão 5 substituições quando o futebol voltar. A FIFA permitiu para que os times possam fazer jogos seguidos sem desgastar demais seus atletas. É uma boa medida, na minha opinião. Por exemplo, quando os Campeonatos voltarem aqui no Brasil talvez haja jogos praticamente todos os dias. Podendo fazer mais substituições se roda o elenco e preserva um pouco mais a qualidade do espetáculo.



Isso sem falar que quando for definida a data da volta ainda terá que haver no mínimo 15 dias para uma nova pré-temporada. A condição física se perdeu na Pandemia. Ou seja, ainda vai demorar um pouquinho, mas acho a medida salutar. Acho que deviam usa-la para sempre. O futebol que vive "roubando" termos e regras de alguns esportes, porque também não usar essa regra do Futsal, do Voley, do Basquete, com várias trocas durante o jogo?



E sem essa de passar pelo quarto árbitro ou representante. O que vai entrar ergueria a placa com o número de quem iria sair e trocaria em qualquer canto do gramado. Agilizaria o jogo. Também acho que poderia até mesmo o jogador que sair poder voltar para o gramado depois de descansar um pouco no banco. Com fôlego recuperado, uma massagem rápida já estaria pronto novamente.



O genial técnico Cilinho, já falecido, me disse uma vez que sonhava com algo assim. Por exemplo: Um jogador que estivesse mal, não conseguindo realizar em campo, seria retirado, ficaria ali ao lado do técnico recebendo novas instruções e depois voltaria com informações novas e talvez não só melhorasse o seu jogo como também o espetáculo.



Ah, diriam alguns, mas é muita vantagem para esse jogador e para esse time. Vantagem nada, o técnico do outro time também poderia fazer a mesma coisa. Agora se o seu elenco fosse pior que o outro a chance de perder seria a mesma, mas numa dessas vai que descobre o caminho da vitória. É para se pensar.



Enfim, são apenas conjecturas. Duvido que o hermético futebol queira se abrir tanto ou pelo menos fazer essas experiências. Tomara que as 5 substituições tenham vindo para ficar, no entanto, a FIFA já deixou claro que vale agora por causa da pandemia. Depois é para o futuro.

bottom of page