• Futebol em Rede

Tite não pode virar refém de Neymar, nem da Imprensa e nem das Redes Sociais

Neymar continua sendo assunto. A grande maioria acha que ele tem que ficar fora da Copa América de qualquer jeito. Se Tite assim não o fizer será um grande covarde. Mas se o fizer será um grande corajoso? Gente que dá esse tipo de opinião não tem nenhuma responsabilidade sobre os resultados da competição. Se o Brasil não ganhar a Copa América sem Neymar os mesmos dirão que Tite tinha que levar o jogador mesmo indisciplinado. Nada mais volúvel que o torcedor.

Por isso Tite tem que tomar a decisão levando em consideração a competição e o seu time. Até que ponto Neymar fará ou não fará falta à Seleção? Essa é a questão. Não tem que ficar refém da Ditadura das Redes Sociais que gostam de se meter em tudo, mas não põe a mão na massa. Eu particularmente acho que o Neymar fora não teria problema se a análise fosse mais justa por aqui.

Nós também da imprensa damos opiniões e palpites e não sofremos com derrotas ou ganhamos a mais com as vitórias, mas a diferença é que que botamos a cara quando comentamos. Ao contrário dos vários internautas que se escondem covardemente atrás de nicknames. Assim fica fácil demais.

Nos últimos dias ouvi e li muito sobre Neymar, que errou quando socou um torcedor francês que o ofendeu. Devia deixar barato, passar ao largo, mas não conseguiu, se perdeu. Tem que ser punido, sim. Mais pelo PSG e pela Liga Francesa que pelo técnico da Seleção, na minha opinião.

Alguns que jamais conviveram com Neymar o chamam de mau cárater, outros de vagabundo, outros de lixo humano e alguns pretensos entendidos de futebol dizem que ele não joga nada. Até parece que Neymar matou alguém, que estuprou a filha de alguém, que fez mal à uma criança, que saiu atirando na torcida. Menos, gente. Não é caso para Guilhotina, nem prisão perpétua e nem de Inquisição. Está todo mundo se achando juiz de todo mundo. E muita gente sem cabedal para isso.

Nesses tempos de Ditadura digital, o sujeito acha que pode abrir um vídeo na sua cara e falar o que bem quiser porque ele tem a famosa liberdade de Expressão, que na maioria das vezes ele nem sabe bem o que é. É um erro, a liberdade de expressão tem que ser bem usada e ninguém é obrigado a ouvir bobagem só porque alguns se acham mais machões, principalmente em meio a turba, e destilam seu fel contra tudo e contra todos. Vão fazer terapia e vê se crescem.

Bem fez a torcida do Montpellier que “agrediu” Neymar de uma forma inteligente. O vaiou durante todo o jogo em que seu time venceu o PSG, 3 x 2. Foi um de protesto pela agressão do fim de semana. Ok, tudo certo. Isso o torcedor tem o direito de fazer. Afinal, ele pagou o ingresso.

#montpellier #PSG #tite