top of page
  • Foto do escritorFutebol em Rede

Taffarel, Tite e Klopp amam Allisson e talvez estejam certos

Allisson é o titular da Seleção Brasileira desde que Dunga o chamou após a Copa-2014. Era titular do Internacional, jogava bem, mas nunca o considerei algo sobrenatural, ou pelo menos à altura dos grandes goleiros da história. Não o comparo nem mesmo aos mais recentes Marcos, Rogério Ceni, Dida, Tafarel e por aí vai. Acho que o melhor goleiro do país hoje é Marcelo Grohe, do Grêmio, juntamente com Fábio, do Cruzeiro, mas estranhamente estão esquecidos para a Seleção talvez porque o Campeonato Brasileiro não seja mais referência para as convocações.

Tite assumiu no lugar de Dunga e manteve Allisson, que na verdade tinha a garantia de Cláudio Taffarel, que era o treinador de goleiros de Dunga e foi mantido por Tite. Aliás, se bem me lembro, foi o único da Comissão Técnica anterior que permaneceu. Os demais foram levados por Tite. Nada contra, acho até salutar trabalhar com pessoas de sua confiança.

E goleiro é posição de confiança do treinador. Hoje o técnico para escalar o seu goleiro tem a ajuda, ou a conivência, do treinador de goleiros. Na verdade esse é que o escala, o técnico apenas o referenda ou então chama a atenção para melhorar o treinamento se o dito cujo estiver falhando muito. Aconteceu assim com Cássio no Corinthians com Tite e o excelente treinador de goleiros Mauri. Cássio andava relaxado e perdeu a posição para Walter.

Mas em que pese tudo que escrevi acima sobre Allisson, a verdade é que ele conquistou o seu espaço e hoje pode ser considerado um dos poucos titulares da Seleção Brasileira. Vendido pelo Inter à Roma, fez boas campanhas e acabou negociado por milhões de dólares para o Liverpool onde tem embevecido torcedores e imprensa com ótimas atuações. Vive recebendo elogios do treinador Jürgen Klopp, o alemão que dirige o Liverpool, e bancou sua cara contratação junto a Roma.

Taffarel, Klopp e Tite amam Allisson. O consideram no mais alto nível para a posição e talvez estejam certos. Por que não? Eles conhecem mais futebol do que eu e nessa posição não dá para discutir muito com um vencedor como Taffarel, mas eu ainda acho apenas um bom goleiro. Parece que há um marketing muito forte para transforma-lo em mais do que é. Tomara que eles estejam certos e eu totalmente errado. Só questão de opinião, nada mais.

bottom of page