• Futebol Alternativo

Sobre Youtubers e Futebol Alternativo

Começo estas linhas com um desabafo. Demorei mais do que o tempo necessário para escrever esse texto. O que era só mais uma opinião sobre um assunto que está movimentando o futebol alternativo virou algo maior, quase um meia culpa de como a gente tem que ver as coisa e pensar mais no copo meio cheio e não no meio vazio.


Para quem não sabe o São Bento, da cidade de Sorocaba, anunciou a contratação do Youtuber Juninho Manella para o campeonato paulista. Tá, o famoso quem?


Logo de cara as redes sociais choveram de críticas e piadas sobre o fato, gente falando que já torcia pelo rebaixamento do azulão, querendo cabeça da diretoria, descendo o pau e muito mais.


Como nunca tinha ouvido falar no citado cidadão fui correr atrás para saber quem é Juninho Manella. Pois bem, ele é filho do treinador do bentão Édson Vieira, jogou futsal na Itália e o Canal dele no youtube tem mais de 6 milhões de inscritos, o cara é de fato conhecido pelo pessoal mais jovem.


Li também sobre a contratação (vale a pena ver o vídeo para entender melhor) e como seria a participação dele no elenco que vai jogar o paulistão. Ele vai fazer apenas a pré temporada com o time e participar de amistosos preparatórios e o dia dia será retratado numa web série no youtube dele. Para o público ver como é a preparação e os bastidores de um time profissional. Se ele for bem nos testes é efetivado.


E ai que caímos no que citei no primeiro paragrafo e prestar atenção em como a gente foca as coisas. Lógico que é uma estratégia arriscada e a linha ente o sucesso e fracasso tão próximas, pois a presença de uma equipe de cinema filmando vestiário, treino e dia dia dos jogadores pode sim atrapalhar a preparação, mas vamos pensar no retorno que o Azulão terá. O primeiro episódio da Web Série já está com mais de 500 mil visualizações no youtube. E aí eu pergunto: Qual jogo do São Bento chegou perto deste número de acessos?? nem se juntar todos os jogos do time na série C deve chegar perto deste número.


Vamos Olhar o alcance que o time está atingindo, sendo visto por um público jovem e que consome produtos.


Com exibição semanal num canal desse tamanho com certeza mais patrocínios vão entrar para o São Bento, o clube terá uma exposição enorme e a quantidade de seguidores nas redes sociais vão aumentar. Estamos na era das mídias sociais e quem não se acostumar fica para trás. Melhor o garoto seguidor do Juninho criar simpatia ou torcer pelo São Bento do que pelo europeu sem graça que ele vê no vídeo game.


Só lamento que um clube do tamanho do São Bento precise por em risco o retorno do clube a primeira divisão para conseguir esses patrocínios e essa exposição. Uma pena que um time tão tradicional e de una cidade enorme como é Sorocaba não consiga patrocinadores apenas com sua tradição e com sua história. Infelizmente o Futebol está queimado, empresários preferem ver seu nome ligado a vôlei, futsal, handball e outros esportes sem graça do que ver ligado ao futebol.


Portanto não recrimino o São Bento, não vou na internet descer o pau sem pesquisar. Será um alcance enorme de marca para o clube. Só espero que o preço não seja caro demais.