• Futebol Alternativo

Seleção Alternativa do Primeiro Turno 2019

Já estamos caminhando para a Segunda rodada do Returno do Brasileirão. Uma boa oportunidade para analisar a participação dos times na série A e apontar os principal destaques. Vou listar aqui a minha seleção do primeiro turno do Brasileirão, mas como o assunto desse espaço é o lado B da bola vou usar apenas jogadores das equipes mais alternativas ou que estão brigando contra o Rebaixamento na parte de Baixo da Tabela.


Logo na posição de goleiro temos a vaga mais disputada dessa seleção, pois temos muitos destaques no campeonato até aqui. Escolho para camisa 1 do meu time Tadeu, goleiro do Goiás, que faz um grande campeonato. Está aqui na Seleção alternativa, mas deveria estar na não alternativa também pois Sem dúvida nenhuma é o principal destaque do Alviverde do Centro Oeste e melhor goleiro do campeonato até aqui. Menções Honrosas para Jordi do CSA e Douglas do Bahia. Outros dois grandes destaques do Campeonato.


Abro a defesa com Nino Paraíba, meio a contra gosto pois o Bahia nunca foi e nem vai ser dos times mais alternativos, mas devido a falta de bons nomes na posição escolho esse jogador que é válvula de escape do bom time de Roger Machado. Eficiente na Defesa é líder de roubadas de bola no time e sempre apoia com qualidade também.


Na Zaga voltamos para o Centro Oeste com Rafael Vaz, o zagueiro artilheiro de 2019. Já são 4 gols no campeonato, mais que muito atacante badalado por aí. Ao Seu lado colocamos a segurança e experiência de Tiago Alves. O camisa 36 do Vozão é o principal pilar defensivo do time e ficou marcado no primeiro turno pelo golaço de bicicleta que fez no Maracanã contra o Fluminense.


Na Esquerda um jogador que está atuando pela direita, mas sua polivalência garante vaga na esquerda. Samuel Xavier, do Ceará, outro experiente jogador do vozão que faz ótima temporada em 2019.


O alvinegro Cearense continua dominando a Seleção dessa vez com dois meio campistas. Começando por Ricardinho, ídolo da torcida e verdadeiro motorzinho do time. Organiza bem a saída de bola e atua em várias áreas do campo, pode ser camisa 10, pode atuar como segundo volante que chega como surpresa no ataque ou até primeiro volante marcador. O segundo jogador alvinegro do meu meio campo é o maestro. Thiago Galhardo está jogando o fino da bola, comanda o Ceará sendo o principal articulador do time. Literalmente todas as jogadas ofensivas do Vozão passam pelo seu pé e além das assistências tem marcado muitos gols também como no Hattrick contra a Chapecoense.


O terceiro homem do meio campo é um Oasis no meio de tanta ruindade que assola a Chapecoense no momento. Gustavo Campanharo é outro polivalente que passa por vários lugares do campo. Sempre com boa movimentação ajuda tanto o ataque como a defesa. Na pior Chapecoense que já jogou Série A, Campanharo é um dos poucos que se salva.


O trio de ataque começa com a Habilidade de Michael, do Goiás. Uma das grandes revelações do campeonato até aqui. Garoto de apenas 23 anos com bela história de superação pois se envolveu com tráfico de Drogas e quase foi morto, mas se recuperou já despertou interesse do Santos e tem hoje multa recisória estipulada em R$50 milhões.


Os outros dois atacantes da minha seleção são dois centroavantes trombadores com estilo parecido de jogo e que aparecem aqui por estarem entre os principais goleadores do campeonato. Gilberto, do Bahia e Everaldo da Chapecoense. Um pouco de força para empurrrar a bola para dentro do gol.


Fechando com Roger Machado como treinador que acertou totalmente o time do Bahia. O principal responsável pela ótima campanha tricolor na série A. Menção honrosa para Argel que transformou o CSA num time extremamente competitivo mesmo com tantos problemas internos.