top of page
  • Foto do escritorFutebol Alternativo

SAIBA MAIS SOBRE OS NOVOS TIMES DO ESTADO DE SÃO PAULO

2021 está sendo um ano complicado em vários aspectos, tudo por conta da pandemia que o mundo está atravessando. Para a área esportiva a situação não é diferente, muitos clubes tiveram a já complicada situação financeira mais afetada ainda por conta da falta de investimento de patrocinadores e de empresários afim de apoiar o futebol. Uma prova disso é que 2021 é o ano com poucos clubes profissionais no estado de São Paulo serão 78 equipes profissionais (16+16+16+30). Esse número é o menor desde 1975, quando houveram apenas 76 (19/30/27). É também a menor edição da Copa Paulista desde 2002 com apenas 17 clubes. Mesmo num ano atípico a Federação Paulista recebeu um grande número de novos times querendo se filiar para a disputa das competições profissionais. Com a taxa de filiação custando cerca de 800 mil reais poucos são os clubes que se arriscam a entrar no profissionalismo. 2018 foi o último ano com debutantes: Catanduva FC , Grêmio Desportivo São Carlense e Talentos 10 de Bauru. Já 2021 temos recorde e cinco novas equipes estão Filiadas na FPF. Confira a Seguir um pouco sobre cada clube. COLORADO CAIEIRAS

O Colorado foi fundado em 18 de setembro de 2019 e realizou sua filiação na Federação Paulista de Futebol em 10 de fevereiro deste ano. A agremiação já tem um apelido próprio: “O Fênix Guerreiro do Interior”.


O Colorado será a terceira equipe profissional da história de Caieiras. Entre 2003 e 2011, a cidade teve o Força Esporte Clube, clube da Força Sindical. Antes o Paulista de Caieiras representava a cidade.


O presidente do clube é José de Araújo Cândido. A diretoria terá em sua composição Bira Ortega e Frazão, ex-atacante revelado pelo XV de Jaú e com passagem por Atlético-MG, Santa Cruz, Juventude. Ambos serão responsáveis por conduzir o departamento de futebol do Colorado Caieiras. Um dos olheiros do clube é o ex-lateral-direito do São Paulo, Pavão


IBRACHINA


O Ibrachina FC é o braço esportivo do Instituto Sócio Cultural Brasil China, dedicado a promover a integração entre culturas e povos das duas nações e outros países lusófonos. Já no futebol, a agremiação tem equipes nas categorias Sub-20, Sub-17 e Sub-15 e já vinham disputando competições da Associação Paulista de Futebol.


A intenção do clube é mandar seus jogos na Arena Ibrachina, localizada no Moóca, em São Paulo. Segundo o site institucional, "a Ibrachina Arena é um espaço esportivo, educacional e de entretenimento localizado no bairro da Mooca. Idealizado pelo Instituto Sociocultural Brasil/China - Ibrachina, o projeto promove o desenvolvimento humano baseado em três pilares: esporte, educação e cultura. Seus 12.000 m2 integram um moderno complexo multiuso para a realização de eventos esportivos, sociais e culturais. Em um espaço amplo e bem localizado, oferecemos a infraestrutura completa para a prática do futebol, serviços de locação nas modalidades society, campo, futsal e escolinha de futebol para crianças e jovens".


SALTO FC

Um Chute para o Futuro - Gestão Esportiva Ltda - Salto FC, Este é o novo oficial do clube que re-coloca a cidade de Salto nos gramadas do futebol paulista. Para 2021, a equipe irá jogar apenas campeonatos de categorias de base.


Não é a primeira vez que o projeto Um Chute para o Futuro aparece com intenções de ingressar na estrutura do futebol estadual. Em 2020, houve uma tentativa de parceria com a Associação Atlética Saltense que faria com que o tradicional time da cidade de Salto voltasse às competições da Federação Paulista de Futebol.


As conversas para colocar a parceria em prática e fazer com que a Saltense voltasse aos gramados do estado foram avançadas. Porém, o Conselho Deliberativo do Clube acabou não aprovando o acordo e, com isto, o projeto Um Chute para o Futuro fez o trabalho para filiar um próprio clube.


PINDA SC

A simpática Pindamonhagaba está de volta nas disputas do futebol Paulistas anos e anos depois longe do profissionalismo. O Pinda SC disputará o Paulistão Feminino 2021 e foi fundado em novembro de 2020. O treinador será Marcos Derrico, mais conhecido como Nenê, que após 8 anos treinando o São José retorna a cidade onde nasceu para comandar o projeto de futebol feminino na cidade.


I9 FOOTBALL TECH

Não estranhe o nome Bizarro que mais parece de time de e-sports, o O I9 International Academy - Organização Exploração de Atividades, ou simplesmente I9 Football Tech, foi fundado em 8 de setembro de 2019 e já funcionava em Ribeirão Preto, como escolinha de futebol e tem uma bela estrutura com CT e quatro campos de treinamento.


O clube empresa tem como presidente Eduardo Perticarrari Mucci e vai mandar os seus jogos no Campeonato Paulista, nas categorias Sub-15 e Sub-17, no Complexo Esportivo Olé Brasil, em Ribeirão Preto, pertencente à outro clube empresa que disputou competições da FPF até a década passada.




bottom of page