top of page
  • Foto do escritorFutebol em Rede

Sai Barbieri e entra Dorival Júnior. Flamengo troca o estagiário por um técnico profissional

Manchete esperada.  Maurício Barbieri não é mais o técnico do Flamengo que já acertou, que já deve dirigir o time no próximo fim de semana, em Salvador, contra o Bahia.

A eliminação na Copa do Brasil para o Corinthians apressou a queda do treinador, que é bastante jovem, na minha opinião, é mais uma daquelas apostas para salário baixo com expectativa que ele se tornasse um novo Fábio Carille. Não aconteceu. Com Barbieri, o Flamengo jamais foi o time que se esperava mesmo tendo um bom elenco.

Se ele não conseguia dominar os vestiários, se não se impunha a contento, se era teórico demais e prático de menos, a gente não sabe a fundo, mas o certo é que não deu liga.

Agora o Flamengo volta ao lugar comum, o que prova que perdeu um tempão tentando mostrar uma novidade mal acabada. Talvez Barbieri venha a ser um grande treinador no futuro e até mesmo essa experiência vá fortalece-lo, mas por ora ainda está engatinhando. O Flamengo foi grande demais para ele.

Chega Dorival Júnior, um técnico mais rodado, mais escolado e com trabalhos em grandes clubes do futebol brasileiro. A ironia é que ele que foi o primeiro técnico da administração Bandeira de Melo também deve ser o último. Mais ironia ainda é que tem um processo na Justiça do Trabalho contra o Flamengo, mas isso não impediu um novo acordo com o clube. Fez um acerto para dirigir o time nos últimos 12 jogos do Brasileiro com possibilidades para permanecer em 2019.

Muitos podem até discordar entendendo que pode ser uma armadilha. A promessa de permanência é muito tênue principalmente pelas eleições no clube. Mas ainda dá para terminar bem o Brasileiro e confirmar classificação para a Libertadores. Para o título está um pouco atrás, mas matematicamente também pode sonhar. Ainda há muitos pontos em jogo.

Considero Dorival um bom treinador e que pode acertar definitivamente esse elenco do Flamengo. Resta deixa-lo trabalhar em paz sem envolver as questões políticas dentro do futebol. Pelo menos agora o Flamengo tem um treinador.

bottom of page