• Futebol em Rede

SÉRIE B FOI FRUSTRANTE



A temporada 2021 da Série B do Brasileiro prometia pelo grande número de clubes tradicionais, o maior em uma década na competição. Meia dúzia de equipes que chegaram a disputar o título na elite, 5 campeões, estavam na disputa por quatro vagas para retornar à divisão principal. Botafogo, campeão, e Coritiba, terceiro lugar, conseguiram retornar. Porém, o Vitória foi rebaixado. Um time com tradição não era rebaixado desde 2016.


Vale lembrar que os dois times grandes que conseguiram o acesso na temporada, subiram duas vezes cada na década. O Botafogo foi campeão duas vezes 2021/2015 e o Coritiba subiu em terceiro 2021/2019. Chama a atenção que só dois times, 33 % dos tradicionais na disputa, alcançaram êxito. Cinco vezes na década, dois grandes subiram. Porém, foi o pior aproveitamento quando vários clubes de tradição disputaram a Série B.


Tecnicamente a temporada também não foi boa. Apesar dos jogos clássicos entres os seis times tradicionais, a disputa chamou pouco a atenção dos torcedores. Esqueçam pandemia e estádios fechados. Faltou mesmo bons jogos. O Botafogo campeão teve aproveitamento pior do que quando subiu em 2015 (61% X 63%). Os grandões campeões na década, exceção ao Botafogo, fizeram 69 % dos pontos disputados, casos de Bragantino/2019 e Palmeiras/2013. Matematicamente foi o pior aproveitamento de pontos de um grande numa década.


Na parte superior da classificação foi frustrante, na parte de baixo, pior ainda. Não acontecia um rebaixamento de um tradicional para a Série C desde 2016 com o Bragantino. O vexame do Vitória foi o primeiro rebaixamento de times tradicionais fora do estado de São Paulo. Na década já caíram Bragantino, Guarani. São Caetano e Portuguesa. Entre os que não conseguiram voltar a elite, a maior decepção foi o Vasco pelo elenco que tinha.


Para quem esperava a maior Série B de todos os tempos pelo número elevado de times tradicionais, o balanço final foi broxante. O Cruzeiro permanece na Série B pelo segundo ano consecutivo. O Guarani que lutou e quase chegou, vai para a sexta temporada na competição. Só dois subiram, três permanecem na mesma e um rebaixamento. Sim, foi frustrante para quem considera camisa e tradição, importante para o futebol.