top of page
  • Foto do escritorFutebol Alternativo

RESUMÃO DOS ESTADUAIS PARTE 1

Muitos campeonatos estaduais já estão chegando em suas fases decisivas e como sabemos que é complicado acompanhar o que acontece pelo país, vamos apresentar um resumão dos estaduais. Surpresas, destaques, rebaixados e classificados. A primeira parte será com os estaduais do Norte do país. REGIÃO NORTE

Tradicionalmente poucas zebras acontecem no futebol do norte do País e dessa vez não está sendo diferente. Remo e Paysandu ainda seguem vivos no Paraense, São Raimundo é destaque no Amazonas e tem estado que nem começou o campeonato Ainda. Amazonas O Amazonense está na fase semifinal e tem como principal favorito ao título o Manaus FC que liderou a primeira fase com folga e depois de vencer o nacional por 3x0 está com um pé na final do campeonato. Na outra partida decisiva um duelo interessante entre São Raimundo x Princesa do solimões.


O Princesa é treinado pelo veterano Aderbal lana passou a primeira fase invicto e eliminou o atual campeão, o Penarol. Mas foi derrotado pelo mundão por 5x2 na primeira partida das semi. A volta nos domínios do Princesa promete ser uma grande partida.

Pará

O Parazão também está na fase semifinal e sem nenhuma surpresa. Remo e Paysandu seguem firmes na disputa rumo a final. O grande destaque positivo é o retorno da gloriosa da Tuna Luso Brasileira, clube tradicional de Belém que por chegar na semifinal do Paraense 2021 garantiu uma vaga na Série D do Brasileiro, retornando a uma divisão nacional após 15 anos. Neste ano, a Águia Guerreira voltou a disputar a elite do Pará depois de sete temporadas seguidas na segunda divisão estadual. O clube ostenta os títulos da Série B de 1985 e a Série C de 1992. Na semifinal a Tuna encara o Remo em dois jogos enquanto o Paysandu recebe o Azarão castanhal também em dois jogos . Na parte de baixo da tabela os rebaixados para a segunda divisão foram Carajás e Gavião Kyikatejê.

Rondônia Apesar de ainda no início, o Rondoniense é o que está apresentando mais surpresas até o momento. Ainda na quarta rodada, os tradicionais Genus e Ji Paraná são lanternas de seus grupos. A melhor campanha até o momento é do Real Ariquemes com quatro vitórias em quatro jogos. Roraima O Roraimense começou apenas no fim de semana passado e já começou pegando fogo pois a partida de abertura do estadual foi logo São Raimundo 10x0 Rio Negro. Isso mesmo 10x0, a maior goleada sofrida pelo clube na história da Era Profissional do Estadual em Roraima, que começou em 1995. Apesar disso o campeonato, que é disputado apenas por 5 equipes, promete ser equilibrado já que o galo não entrou em campo com o time completo na primeira rodada contra o atual pentacampeão estadual. Acre e Amapá

Se você achou estranho o Roraimense começar só agora em maio, acredite que tem estadual na região que ainda nem começou. No Amapá, o campeonato começaria dia primeiro de junho, mas foi suspenso por causa da proibição de competições esportivas no Estado que constam nos decretos governamentais de ações para contar a pandemia da Covid-19. Ypiranga, Santos, Trem, São Paulo, Independente, Santana e Macapá são os clubes inscritos no Campeonato Estadual desta temporada. No Acre, a situação do estadual segue sem definição. Os Clubes querem debater com o governo para liberar práticas esportivas no estado e a federação quer cancelar o campeonato até que tudo volte ao normal. E todos seguem nesse impasse... Tocantins O tocantinense 2021 está paralisado desde março por conta da Pandemia de Covid. Até o momento foram disputados 5 rodadas e o líder é o Interporto com quatro vitórias em 5 jogos.

bottom of page