• Futebol Alternativo

RESUMÃO DOS ESTADUAIS -PARTE 2

Muitos campeonatos estaduais já estão chegando em suas fases decisivas e como sabemos que é complicado acompanhar o que acontece pelo país, vamos apresentar um resumão dos estaduais. Surpresas, destaques, rebaixados e classificados. Tudo isso Você verá nessa segunda parte que aborda as regiões Sul e Centro-Oeste. REGIÃO SUL RIO GRANDE DO SUL

Ganha um doce quem adivinhar qual é a final do gauchão 2021 ?? Óbvio que teremos mais uma vez Grenal na final daquele que tradicionalmente já é um estadual com poucas zebras. Na atual temporada a dupla de gigantes porto alegrenses mais uma vez dominou a competição e chegam juntos na final sem muitos sustos. Na parte de baixo da tabela Esportivo, de Bento Gonçalves e o Pelotas foram rebaixados para a série B estadual. SANTA CATARINA O Catarinense 2021 virou um verdadeiro Caos. Tudo aconteceu quando o Marcílio dias foi punido por conta a escalação irregular do lateral-direito Alisson, na primeira fase contra o Brusque pela nona rodada do torneio. A equipe de Itajaí perdeu pontos que mudaram a classificação final da primeira fase, O Marcílio deu lugar ao Figueirense no mata-mata. Acontece que as quartas de final já haviam sido jogadas e o estadual estava na semifinal, obrigando a chapecoense a jogar duas vezes as quartas. Depois de várias tentativas da chape na justiça de tentar cancelar o jogo e manter o resultado de campo no estadual, a equipe foi vencida e jogou novamente. Passou sustos, mas eliminou o figueira e retornou a semifinal que já havia alcançado. No Rebaixamento do Catarinense, tivemos a maior zebra dos estaduais até aqui, O Rebaixamento do Criciúma. O tigre pagou caro pelos problemas extra campo e vai ter que jogar a segundona 2022. O Metropolitano, de Blumenau, também foi rebaixado. PARANÁ Ae edição 2021 do Paranaense está sendo um prato cheio para quem gosta de zebras e alternatividades. Os três principais times do estado estão longe da liderança que hoje está nas mãos do Operário de Ponta Grossa. A dupla atletiba inclusive não está garantida nos mata-matas, faltando uma rodada para o fim da primeira fase eles brigam com outras três equipes pelas duas últimas vagas. Dos grandes só o Paraná, atualmente em quinto lugar, está garantido na segunda fase. REGIÃO CENTRO OESTE


DISTRITO FEDERAL Brasiliense x Ceilândia farão a final 2021 do Candangão. Com o Jacaré amplamente favorito ao ao título. O Brasiliense tem muitas chances de conquistar o Candangão de maneira invicta. Até o momento, o time acumula retrospecto de 13 vitórias e apenas um empate. Em 20 anos de existência, esta será a 16ª participação em finais do Brasiliense no Candangão. Já o Ceilândia retorna à decisão do Candangão após quatro anos. Na última vez em que figurou na final da competição, o Gato foi derrotado pelo Brasiliense, justamente o adversário da decisão neste ano.


Brasiliense e Ceilândia se enfrentarão no Mané Garrincha, neste sábado, às 15h. Em 2021, a final do Candangão será disputada em formato de jogo único. Em caso de empate, a decisão do título será definida nas cobranças de pênaltis. GOIÁS Teremos final inédita no Goianão. De um lado o tradicional Vila Nova, mas que nos últimos anos esteve distante dos bons resultados e retorna a final do estadual depois 16 anos. Do outro temos a Zebra da competição, o Grêmio Anápolis, que na Semifinal eliminou o favorito Atlético Goianiense e chega em sua primeira decisão de Campeonato. O primeiro jogo será em Anápolis, e o segundo jogo da decisão será em Goiânia.


MATO GROSSO A final também já está definida no Mato Grosso. Cuiabá e Operário de Várzea Grande decidem o título em dois jogos na Arena Pantanal. Mesmo com a melhor campanha na primeira fase, o Cuiabá não terá nenhuma vantagem na final. Caso os times empatem em número de pontos e saldo de gols, a decisão do título será nos pênaltis. O Cuiabá eliminou na semifinal o Ação com duas vitórias tranquilas na fase eliminatória, já o chicote teve um pouco mais de trabalho para eliminar o atual campeão o Nova Mutum . Empatou os dois jogos e garantiu nos pênaltis a ida para a final. MATO GROSSO DO SUL Único estadual da região centro oeste que ainda não está na final, o regulamento do sul-matogrossense é um pouco diferente. O título está sendo definido através de um hexagonal que atualmente faltam quatro rodadas para terminar. Confira a Classificação: