top of page
  • Foto do escritorFutebol em Rede

Renascer de Luxemburgo


O professor está de volta com o título do Palmeiras no Campeonato Paulista. Vanderlei Luxemburgo ( Foto – Divulgação ) retorna em grande estilo. Treinador com maior número de conquistas no Palmeiras, 8 vezes campeão, superou Oswaldo Brandão (7). Também deixou para traz Lula, técnico do Santos de Pelé, e virou o treinador com maior número de títulos paulistas, nove. É o renascer de um dos grandes treinadores brasileiros que estava “esquecido” e considerado superado por muitos.


Luxemburgo retomou o ritmo de conquistas no Sport, campeão pernambucano 2017. Fez ótimo trabalho no Vasco, onde deixou a marca de um empate 4 a 4 com o Flamengo, campeão brasileiro e da Libertadores, do português Jorge Jesus. Voltou ao Palmeiras para provar que de superado não existe nada. Conseguiu. Pegou um time pressionado após a passagem de Mano Menezes. Reformulou a equipe apostando nos jovens e foi recompensado, vencendo o maior rival, Corinthians, que dois anos antes levou o caneco na Arena do Palmeiras e traumatizou a torcida.


Vencer o Campeonato Paulista, em casa e contra o Corinthians. Quebrar marcas históricas no clube e no estado, tem um significado enorme. Luxemburgo mudou. Aprendeu a apostar e arriscar com jovens no Vasco e usou a experiência para levar o Palmeiras ao título. Acrescentou na imagem de treinador de grandes elencos, o diferencial de “revelador” de jovens. Patrick de Paula, autor do gol de pênalti do título, 20 anos, e Gabriel Menino, talento promissor de 19 anos, são as marcas do “novo” Luxemburgo.


O treinador também recuou Felipe Melo para a zaga, setor sempre criticado pelo torcedor e deu função para Ramires, uma contratação muito questionada. Só não conseguiu dar vida para Lucas Lima e Scarpa. Tentou, colocou no time. Só não conseguiu o milagre de fazê-los render o que sempre foi esperado. Perdeu o principal jogador, Dudu. Mesmo assim, o time andou. O Palmeiras campeão 2020 está longe do timaço do Palmeiras que fez o nome de Luxemburgo no futebol brasileiro. É um recomeço para o próprio Palmeiras. É o renascer de um dos grandes treinadores brasileiros.

bottom of page