• Futebol em Rede

Rafael Souza é o novo técnico da AD Santo André

Treinador formado na base andreense substitui a experiente Arilza Coraça na LBF 2022


A grande novidade da AD Santo André para disputar a edição de 2022 da Liga de Basquete Feminino (LBF) é a troca no comando técnico: Arilza Coraça, que esteve com a equipe até o final da última temporada, dá lugar a Rafael Souza, treinador jovem, que é formado na base andreense e já vinha atuando como assistente técnico da experiente treinadora.

Na visão de Arilza, que seguirá cuidando da equipe, mas agora fora da quadra, o Rafael está chegando a esta importante posição por méritos. “A AD Santo André está lançando mais um jovem treinador no cenário nacional. O Rafael Souza trabalhou com competência e lealdade, por isso está recebendo essa excelente oportunidade para comandar a nossa equipe adulta feminina”, comenta.

“Quando a Arilza me informou que iria me promover a técnico, fiquei extremamente feliz pela oportunidade. No dia seguinte quando caiu a ficha eu percebi que não era uma simples promoção, era a responsabilidade de carregar um legado de mais de 50 anos no Basquete Feminino de Santo André. Me sinto honrado de ser merecedor dessa confiança. Muito feliz por estar nessa posição e empolgado por estar entre os técnicos da competição mais importante do cenário nacional”, relata Rafael.

“O Rafael trabalhou na base e no adulto, nos ajudando, e agora está sendo valorizado. Estarei torcendo muito, pois Santo André, não só formando atletas, mas investindo nos técnicos também. Por todo esse engajamento com as causas esportivas é que Santo André foi eleita a Cidade Sul-americana do Esporte em 2022”, complementou Arilza.

Pronto para este importante desafio, Souza é um técnico que gosta de implantar uma defesa forte. “Sou um técnico que trabalhou muito tempo nas categorias de base, então pego muito no pé das meninas na execução dos fundamentos. Como característica gosto de deixar as jogadoras mais à vontade no ataque, com espaçamento da quadra e jogo de transição. Mas, onde realmente sou exigente com elas é na parte física e na defesa”, explica o treinador.

Neste momento, a AD Santo André segue firme na pré-temporada, visando à disputa da competição nacional. A estreia andreense na Liga de Basquete Feminino (LBF) 2022 está agendada para 13 de março (domingo), ás 14h (de Brasília), em Santo André (SP), contra o BAX Catanduva.

“Graças ao apoio da nossa Secretária de Esportes, tivemos o aval para iniciarmos os treinos já em janeiro. Isso nos permitiu fazer uma pré-temporada sem queimar etapas o que tem deixado a comissão bem otimista com o início do Campeonato. Com exceção da Milena Rodrigues (que se machucou no ano passado) estamos com todas as atletas saudáveis e com bons níveis de força. Sofremos com lesões no ano passado e tivermos dificuldades na rotação durante as partidas. Acredito que esse ano com esse tempo de preparação, teremos mais as atletas em condições de jogo”, explica Souza, que espera uma competição forte e equilibrada.

“Teremos uma competição com momentos distintos. O que define esses momentos é a vinda das jogadoras que estão na Europa, que geralmente chegam no final do primeiro turno. Então, algumas equipes começam de uma maneira e irão mudar bastante as características no segundo momento. A volta da torcida também pode ser um fator decisivo. Estamos há dois anos sem o público nós ginásios e acredito que possa ser um diferencial para as equipes esse ano”, finaliza Rafael Souza.

Foto: Jorge Bevilacqua/AD Santo André