• Futebol em Rede

QUEM SERÁ O VICE?


“No dia em que o Brasil tiver fora de campo o talento que tem dentro dele, todas as demais seleções do mundo lutarão apenas pelo vice-campeonato”.

A frase acima poderia ter sido dita por um torcedor ou mesmo um jornalista esportivo brasileiro, mas tais palavras foram proferidas por Julio Humberto Grondona, presidente da Associación del Fútbal Argentino entre 1978 e 2014, ano em que faleceu.

Lembrei-me do histórico e polêmico dirigente da AFA após assistir à derrota por 3 a 1 do Palmeiras para o Flamengo/RJ neste domingo, na Arena Palestra Itália. Embora a equipe carioca tenha jogado sem cinco titulares (Felipe Luís, Rodrigo Caio, Diego, Gabriel e Bruno Henrique) e perdido mais um (De Arrascaeta) ainda no primeiro tempo e o clube paulista tenha aberto o placar, o fato é que em uma partida que envolveu dois dos melhores times do País, o atual bicampeão brasileiro foi amplamente superior ao atual campeão sul-americano, sobretudo na etapa final.

Os torcedores mais apaixonados podem dizer que o Verdão não é o único que pode encarar de frente a equipe rubro-negra, de longe a melhor montada pelo clube da Gávea após a Era Zico. E é verdade: neste momento, o Atlético/MG também tem elenco com chances de levantar o caneco deste Brasileirão, tanto que já há algumas rodadas lidera a competição. Mas a verdade é que nem um, nem outro parece ter mais condições do que o rubro-negro carioca.

Adaptando a frase de Grondona e à atual realidade do futebol nacional, parece-me claro que enquanto o Flamengo/RJ tiver os jogadores que possui e o treinador que o comanda todos os demais clubes que disputarem os mesmos campeonatos terão como objetivo apenas e tão somente lutar pelo segundo lugar.

Márcio Trevisan é jornalista esportivo há 33 anos. Escritor com cinco livros publicados, começou no extinto jornal A Gazeta Esportiva, onde atuou por 12 anos. Editou várias revistas, fez parte de mesas redondas na TV e foi assessor de Imprensa da S. E. Palmeiras e do SAFESP, além de outros órgãos. Há 15 anos iniciou suas atividades como Apresentador, Mestre de Cerimônias e Celebrante, tendo mais de 450 eventos em seu currículo. Hoje, mantém os sites www.senhorpalmeiras.com.br e www.marciotrevisan.com.br. Contatos diretos com o colunista podem ser feitos pelo endereço eletrônico apresentador@marciotrevisan.com.br