• Futebol em Rede

Quem deu as caras na primeira rodada do Brasileiro?

Será um Campeonato longo. Está entre os mais difíceis do mundo por ser disputado num país continental e com várias equipes que podem brigar na parte de cima da tabela e ainda com Campeonatos paralelos como Copa do Brasil, Libertadores e Sul-Americana para várias equipes que pensam também no título brasileiro. É claro que a cada fase desses Campeonatos paralelos equipes vão ficando pelo caminho e terão que se concentrar mais no Brasileiro.

Nessa primeira rodada algumas equipes mostraram a cara. Se boa ou ruim vai da analisa e das justificativas de cada um. São Paulo tem agora Pato, Tchê-Tchê e Cuca saindo de um inesperado vice-campeonato paulista. Tem boa cara, mas precisa ainda melhorar bastante para brigar bem lá em cima. O Botafogo terá muito trabalho. Deve brigar na parte debaixo da tabela.

Flamengo tem grande elenco, grandes jogadores para a realidade do futebol brasileiro onde até Bruno Henrique virou artilheiro e solução, mas é candidato ao título. Isso se mantiver o padrão da estréia contra o forte Cruzeiro que ainda tem acertos a fazer, mas que também é um time que pode andar melhor na competição.

Eu esperava mais do Internacional, mas acabou perdendo em Chapecó para a Chapecoense que, na minha opinião, brigará na parte de baixo da tabela. Quem mostrou uma boa cara foi o Santos de Sampaolli que apresentou qualidade na armação de um time mais defensivo e mortal quando tinha a bola contrariando sua própria lógica contra o Grêmio.

O Santos de Sampaolli que sempre primou pela posse de bola, desta vez abdicou da posse e preferiu a posse objetiva, quando tem a bola mata o jogo. O técnico surpreendeu com três zagueiros, 5 homens no meio campo e Sasha no ataque. Deu certo porque venceu, mas o Grêmio deu muito trabalho ao goleiro Vanderlei mostrando todo o seu potencial. Ambos deixaram boa impressão na primeira rodada. Acho que o Santos ainda terá algumas dificuldades, mas o tricolor gaúcho brigará na parte de cima da tabela.

Ceará 4 x 0 CSA é placar enganoso. O time cearense vai brigar no meio da tabela para baixo, não tem elenco para enfrentar os chamados grandes e buscar algo além disso. O CSA briga para não cair.

Outro que apareceu com muita força foi o Athletico do Paraná. Venceu, é verdade, um Vasco da Gama combalido, que terá muitos problemas no Campeonato correndo risco até de rebaixamento pelo que fez até aqui na temporada, mas o chamado Furacão é um time consistente, bem armado e que vai dar trabalho para muita gente. O técnico Thiago Nunes é muito bom.

E o Palmeiras, atual campeão brasileiro, estreou como campeão. Chacoalhou o Fortaleza com naturalidade, 4 x 0, e mostrou suas garras. É time para defender o título, mas como disse lá em cima, estará envolvido também na Copa do Brasil e Libertadores. Tem elenco grande e com qualidade para a realidade do futebol brasileiro.

O Corinthians jogou mal de novo. Desta feita perdeu, em Salvador, 3 x2, para o Bahia, num jogo de altos e baixos. Não teve nem a bola e nem futebol suficiente. O Corinthians eficiente do jogo feio, mas vencedor, não entrou em campo. O técnico Carille sabe disso e espera o intervalo da Copa América para tentar ajustar algumas peças. O Bahia não me engana, é um time médio que lutará no meio da tabela com algum risco de Rebaixamento. O Corinthians é sempre um time que pode chegar, mas pelo que vem jogando não dá para dizer que é um dos favoritos ao título. Não, por enquanto.

Fluminense, Corinthians, Santos, São Paulo, Palmeiras, Flamengo, Internacional, Grêmio, Cruzeiro, Atlético Mineiro, Athletico e Fortaleza estão na próxima fase da Copa do Brasil. Desses, Palmeiras, Flamengo, Cruzeiro, Internacional, Grêmio e Athletico também têm Libertadores e Corinthians, Fluminense e também o Botafogo estão na Sul-Americana. Ou seja, com campeonatos sobrepostos tudo pode acontecer por motivo de desgaste, contusões ou eliminações, que podem ter influência direta na campanha do Brasileiro.

Muita coisa ainda vai acontecer nesse Campeonato. Que seja muito bom para todos, mas alguém vai ganhar e quatro vão cair. É a regra do jogo. As próximas rodadas vão dizer muita coisa sobre o futuro dos times no Brasileiro-2019.

#fortaleza #Botafogo #cruzeiro #Internacional #ceará #palmeiras #corinthians