• Futebol em Rede

QUEM É MAIOR, INGLATERRA OU ITAQUERA?


Eu sou um jornalista antiquado.

É verdade: a cada dia parecem-me pesar muito mais os quase 34 anos de carreira que construí do que os sei lá eu quantos (espero que muitos) que ainda irei percorrer. Por exemplo: não aceito situações como jogadores vestindo a camisa de times rivais, mesmo que por brincadeira ou para pagar apostas. Para mim, isso é inadmissível porque milhões de pessoas amam a camisa que vestem seus atletas, e ao vê-los usando a de um outro clube sentem-se desrespeitadas, traídas até. Se fosse eu o presidente do clube atingido, demitiria sumariamente o atleta,

independentemente da importância que ele tivesse para a equipe.

Mas eis que hoje, logo após o empate entre Corinthians e São Paulo, deparo-me com um treinador – isso mesmo: alguém que deveria ser o exemplo de seus comandados! – desrespeitando um dos maiores clubes do mundo e o segundo de maior torcida no Brasil. Vítor Pereira, técnico do Timão, ao ser perguntado se o motivo da queda de rendimento de Róger Guedes era o fato de ele preferir atuar pela ponta e não no comando do ataque, respondeu de forma muito clara: "Eu também queria treinar o Liverpool, mas não posso. Se você perguntar para mim, eu ia correndo treinar o Liverpool. Com todo respeito ao Corinthians, mas o Liverpool é o Liverpool. Aqui não é o que queremos - é o que a equipe precisa.

Perceberam? Na opinião do técnico português, o atual vice-campeão inglês é maior do que o Corinthians. Talvez isso seja verdade para ele, um europeu que, apenas por sê-lo, tem na arrogância uma de suas características. Mas eu garanto que, independentemente do saldo bancário, dos jogadores badalados e milionários que possui, dos títulos que já conquistou em níveis nacional e internacional, o time da Inglaterra não é maior do que o de Itaquera.

E sabe por quê, portuga?

_ Porque é o time de Itaquera a razão de viver de mais de 32 milhões de brasileiros. _ Porque é o time de Itaquera o preferido de 15 entre cada 100 torcedores do País. _ Porque é o time de Itaquera um dos principais responsáveis pelos recordes de audiência na TV aberta. _ Porque é o time de Itaquera um dos que mais vende pacotes no sistema pay-per-view. _ Porque é o time de Itaquera que tem dois títulos de campeão mundial reconhecidos pela FIFA. _ Porque, enfim, é o time de Itaquera quem paga os gordos salários que você recebe.

Então, meus amigos, que se dane o fato de o Corinthians liderar o Campeonato Brasileiro neste momento e também que já esteja, senão matematicamente, pelo menos certamente classificado às oitavas de final da Copa Libertadores da América: se o clube de Parque São Jorge tiver em sua presidência alguém que realmente ame suas cores, entenda o que é ter uma alma corintiana e, principalmente, saiba que muitas vezes o corintiano deixa de se alimentar para poder ir a um jogo do Timão, deverá demitir seu treinador de forma sumária e lhe obrigar a ir à Justiça para receber seus direitos, se é que alguém que humilha tanta gente e apequena tanto um clube tenha direito a seja lá o que for.

Sorte sua, Vítor Pereira, que o presidente do Corinthians é Duílio Monteiro Alves, pois se o cargo fosse ocupado por este jornalista a esta altura você já estaria dentro de um avião da TAP e de volta ao Portugal que te pariu.

Márcio Trevisan é jornalista esportivo há 34 anos. Escritor com cinco livros publicados, começou no extinto jornal A Gazeta Esportiva, onde atuou por 12 anos. Editou várias revistas, esteve à frente de vários sites, fez parte de mesas redondas na TV e foi assessor de Imprensa da S. E. Palmeiras e do SAFESP. Há 17 anos iniciou suas atividades como Apresentador, Mestre de Cerimônias e Celebrante, tendo mais de 450 eventos em seu currículo. Hoje, mantém os sites www.senhorpalmeiras.com.br e www.marciotrevisan.com.br. Contatos diretos com o colunista podem ser feitos pelo endereço eletrônico apresentador@marciotrevisan.com.br