• Futebol em Rede

Qual foi o melhor goleiro que você viu jogar no seu time?

Essa questão abre um grande leque, mas a verdade é que a gente tem aquele que marcou mais, que esteve nos momentos mais importantes ou que ganhou mais títulos. No meu Santos, daqueles que eu vi, o que mais gostei foi Rodolfo Rodriguez, mas outros dizem que o maior de todos os tempos foi Gylmar dos Santos Neves, considerado até por torcedores de outros clubes como o maior ou um dos maiores da história do futebol brasileiro. E do seu time, qual foi o melhor goleiro que você viu jogar?

Eu estou nessa estrada de futebol desde 1972. Faz tempo, lá no XV de Piracicaba o grande ídolo do gol era Claudinei que subiu com o time na década de 60. Depois teve Getúlio na minha época de Rádio Alvorada/A Voz de Piracicaba na equipe do saudoso Márcio Terra.

No Palmeiras vi de perto Emerson Leão, para mim um dos maiores da história até mesmo em nível mundial, Marcos extraordinário, quase intransponível, Velloso, um goleiro que raramente errava, aliás, já até falei isso para ele, não me lembro de nenhuma grande falha do Velloso, era muito bom e muito técnico. Para os mais velhos têm também seu Waldir de Moraes e Oberdã Catani, duas lendas do gol alvi-verde.

No São Paulo vi bem de perto ainda o excelente Waldir Perez, mas superior a ele o fantástico Zetti e o extraordinário Rogério Ceni, goleiros que se rivalizam com qualquer um dos grandes da história sem favor nenhum. Era difícil o tricolor perder com esses caras. Ganharam praticamente tudo.

No Corinthians vi Ronaldo começando menininho e tomando conta do gol barrando o ótimo Carlos. Coloco Ronaldo entre os grandes que vi jogar. Na verdade foi o primeiro goleiro que vi usar os pés com mais qualidade, o que era raro na sua época que não faz tanto tempo assim. Eu acompanhava os rachões nos dias anteriores aos jogos e Ronaldo brincava no ataque. Era um espetáculo. Tinha um ótimo domínio de bola e batia bem pra caramba. O Corinthians ainda teve Dida, que dispensa apresentações, e agora tem o bom Cássio, que é ganhador, mas ainda acho abaixo dos grandes da história. Aliás, hoje o futebol brasileiro não tem nenhum goleiro desse nível, pelo menos na minha opinião.

Saindo do Estado de São Paulo, o Flamengo teve Raul Plasmann, que foi excelente goleiro. Fez história no rubro-negro e é também considerado um dos maiores da história do Cruzeiro, de Belo Horizonte. Devo ter me esquecido de muitos que também mereciam lembranças, mas esses são marcantes demais. Você também deve ter aqueles que o marcaram de uma forma ou de outra.Tenho certeza disso. Enfim, essas são histórias boas do futebol e isso vale à pena.

#RaulPlasmann #Flamengo #Marcos #rodolforodriguez #Ronaldo #Leão #palmeiras #corinthians