top of page
  • Foto do escritorFutebol em Rede

Preparação Física do São Paulo DC tem destaque


O preparo físico no Basquete 3x3 é muito importante, pois trata-se de uma modalidade dinâmica, rápida e de muitas alternâncias. Com esse panorama, o sucesso de uma equipe depende muito do trabalho multidisciplinar de sua comissão técnica, que precisa estar entrosada e coesa para alcançar um importante ponto de equilíbrio entre técnica, tática e físico.

Ciente dessa necessidade, o São Paulo DC conta em seu quadro técnico com o preparador físico, Leo Willians, de 24 anos, que além da experiência técnica ainda foi atleta profissional e, por isso, conhece bem às necessidades e demandas dos jogadores. “Como ex-atleta, me sinto privilegiado, pois consigo trazer para o meu trabalho, o lado do jogador, enxergando o que vale e o que não vale numa preparação física de basquete, não importando sua vertente”, relatou.

“O que muda é o tempo de ação e reação, ou seja, os movimentos que eles utilizam no jogo, é o que procuro transferir para o treinamento da parte física. Então, o trabalho deles é totalmente calculado e pensado, dentro do que vale e o que não vale, como já citei”, acrescentou Willians.

O preparador físico do São Paulo DC destaca outro aspecto que considera fundamental: o sono. “Um atleta que não consegue dormir de maneira correta, com o tempo necessário de descanso, não tem uma recuperação rápida e plena do corpo. O que precisamos entender é que o esportista de alto rendimento tem que se acostumar com o cansaço”, relatou.

No São Paulo DC, a preparação física caminha de mãos dadas com o atleta e com o lado ser humano dele. “É muito importante seguir essa linha. O trabalho físico é desenhado e determinado durante a semana com planejamento, mas temos que entender que ajustes podem acontecer, pois sempre queremos atingir o ponto chave almejado”, explicou Leo.

O que Willians busca é transforma o atleta na sua melhor versão a cada dia. “Assim, quando chegar o momento do jogo o nosso jogador estará pronto, uma vez que a preparação física funciona como uma prova, se você está todos os dias treinando e se dedicando, quando chegar o momento crucial, quem se preparou vai bem na avaliação, ou seja, quem treinou corretamente vai conseguir êxito dentro de quadra”, finalizou Willians.

O São Paulo DC3x3, equipe filiada à Federação Paulista de Basketball (FPB), é apoiado pelo projeto Drible Certo no Mundo, aprovado junto a Lei de Incentivo ao Esporte da Secretaria de Esportes do Governo do Estado de São Paulo. Projeto patrocinado pela Havan e Decathlon Brasil. Projeto Programa de Capacitação em Basquete 3×3, aprovado na Secretaria Especial de Esportes, Governo Federal. Patrocínio: Sabesp. Apoios: NAR – Núcleo de Alto Rendimento, UNIP, Smart Fit, Uniformes Overtime e Associação de Pessoal da Caixa Econômica Federal – APCEF. Realização: B16 Incentivo e Instituto Futuros.

bottom of page