• Futebol em Rede

PAULISTÃO NAS QUARTAS. MAS SÓ SE FALA DAS SEMI’S.


O Campeonato Paulista definiu no último fim de semana seus confrontos de quartas de final. Devido a um regulamento idiota e que não valoriza os melhores times da competição ––, a próxima etapa não será disputada pelas oito melhores equipes da fase de classificação – que o digam Mirassol e Botafogo de Ribeirão Preto, clubes que somaram mais pontos do que São Bernardo e Santo André mas que, mesmo assim, foram eliminados do torneio.


Isso, por si só, já tira muito a graça e ainda mais da justiça da disputa, mas o problema é ainda maior quando se percebe que a fórmula de disputa é feita para favorecer os quatro grandes, colocando-os sempre como cabeças-de-chave independentemente da colocação no ano anterior. Só que, desta vez, não deu certo, já que o Santos (apenas o 13º colocado em 2021), também ficou de fora das quartas do Paulistão neste ano (terminou de novo em 13º lugar).


Diante da diferença técnica entre os oito classificados, já pouco se fala da rodada do meio desta semana, quando se conhecerão os quatro semifinalistas. Ninguém acredita que, jogando em casa, Palmeiras, Corinthians, São Paulo e Bragantino possa ser surpreendidos por Ituano, Guarani, São Bernardo e Santo André, respectivamente. E, por isso, já se projetam quem se enfrentará na etapa seguinte.


Se der a lógica, Palmeiras x Bragantino será um dos jogos (e acontecerá na Arena Palestra Itália), pois o Verdão teve a melhor campanha na Primeira Fase, na qual o Massa Bruta foi o quarto. A outra partida será o “Majestoso”, só estando em aberto o local: como Corinthians e São Paulo tiveram até aqui campanhas idênticas, dependerá dos resultados das quartas quem será o mandante nas semi’s.


Mas e se uma surpresa acontecer? Vamos a elas e o que elas podem gerar:


1 – Palmeiras, São Paulo e Bragantino se classificam, mas o Corinthians é eliminado pelo Guarani: neste caso, os jogos serão Verdão x Bugre e Tricolor x Braga.


2 – São Paulo, Bragantino e Corinthians se classificam, mas o Palmeiras é eliminado pelo Ituano: neste caso, dependerá do que fizerem Timão e São Paulo nas quartas, pois o melhor dentre eles enfrentará a equipe de Itu/SP e o outro pegará o Braga.


3 – Bragantino, Corinthians e Palmeiras se classificam, mas o São Paulo é eliminado pelo São Bernardo: neste caso, uma semifinal será Verdão x Bernô e a outra entre Timão e Massa Bruta.


4 – Corinthians, Palmeiras e São Paulo se classificam, mas o Bragantino é eliminado pelo Santo André: neste caso, Verdão e Ramalhão se encontram numa semifinal e, na outra, Tricolor e Timão brigarão por uma vaga na final.


Agora, se duas surpresas acontecerem (por exemplo: Palmeiras e Corinthians se classificam, mas São Paulo e Bragantino são eliminados) ou, então, três ou até mesmo quatro resultados inesperados surgirem, a combinação de jogos será imensa e não haveria espaço suficiente nesta coluna para serem expostas.


A sorte está lançada, amigos. Boa torcida a todos!