top of page
  • Foto do escritorFutebol em Rede

O CALENDÁRIO MUNDIAL

BENVINDO, NA “MARRA”,

O CALENDÁRIO MUNDIAL

Olá amigos

O mundo da bola ainda está parado e com algumas aberturas, inclusive aqui no Brasil. A partir de 22 deste mês de julho os nossos campeonatos estaduais todos serão reiniciados (alguns já estão ativos).

Brasileirão começará em 9 de agosto, invadirá 2021 com as 38 rodadas e regulamento mantido).

CONMEBOL nesse mesmo período, invadindo o ano que vem, confirmou recentemente que reiniciará a Libertadores, a Sul Americana, as Eliminatórias do Mundial do Qatar.

FIFA já informou às Confederações e Federações filiadas que a partir de setembro e outubro as suas competições serão iniciadas e são todas elas prioritárias. Destaca, inclusive, que o Mundial de Clubes, com sete participantes será disputado ano quem vem no mesmo Qatar. Servirá de teste até para o Mundial de 2022 naquele País.

O estrago que o Corona vírus causou no mundo foi e continua terrível.


O brilhante cardiologista e professor Nabil Ghorayeb ( Foto - Divulgação ), em entrevista no meu programa O MELHOR PARA A MELHOR IDADE, falou que sobre esse vírus a Medicina está aprendendo tudo sobre ele a cada instante e definiu bem essa realidade: “Estamos trocando o pneu com o carro em movimento”. Sem catastrofismo, ninguém sabe quando virá a vacina, se os infectados que se curaram e já com anticorpos por quanto tempo eles permanecerão nos nossos organismos.

Alguém pode garantir que os picos da contaminação não ressurgirão? Os envolvidos nas pesquisas admitem que isso possa acontecer. Que Deus nos livre e guarde !!! Os despreparos dos que não aceitam e/ou não cumprem os protocolos – aqui e fora daqui – podem ajudar o “maldito” a continuar se proliferando e contaminando mais gente.

Vai que nesse cenário incerto tenhamos que voltar tudo para trás outra vez? O quê irá acontecer? Como e quando as competições esportivas serão reiniciadas, iniciadas e/ou completadas?

Novas paralisações, novos confinamentos?

Creio que a única coisa “boa” que, de repente, ele o vírus poderá causar, será A FIFA IMPOR, NA “MARRA” O CALENDÁRIO MUNDIAL.

Iniciei a minha carreira em 59 na TV Tupi.

Na década de 60 o futebol cresceu e as competições internacionais foram surgindo e aumentando sempre: Campeonatos Nacionais, Continentais, Mundiais, etc..

Desde lá me convenci, sugeri e comento sempre que a FIFA , que comanda o futebol mundial, portanto acima das Confederações, Federações e Clubes, deveria exercer o seu poder e determinar que o SEU CALENDÁRIO é obrigatório e será cumprido em todos os continentes.

As temporadas começando e se encerrando ao mesmo tempo. Vale o mesmo também para a pré-temporada. Sou favorável a um mês só de treinamentos na volta das férias. Duas janelas de transferências por temporada serão necessárias.

O poder coercitivo que tem pode e deve ser exercido para a organização do futebol por igual em todos os continentes.

Até o final deste ano e ano que vem, nem Pitágoras e Einsten juntos conseguiriam resolver os problemas e equacioná-los no futebol mundial nestas circunstâncias. Calendário único mundial é a solução. Podem crer.

UM ABRAÇO.

Lucas Neto



bottom of page