top of page
  • Foto do escritorFutebol em Rede

O Barcelona só nos lembra de algo que teimamos em esquecer

Quanto tempo dura um grande time? Através dos tempos o período parece cada vez mais curto e daí vira história e a história sempre parece maior que o tempo que o time dominou as competições. O Barcelona está nos lembrando que nada é para sempre. Não tem jeito, é a vida, é inexorável. Você constrói o presente, mas o tempo é uma fábrica de passado. Ele vai acumulando história e não deixa algumas se repetir. Normal, só que a gente acha que não é bem assim, mas é. Vale para todos os segmentos e para todos os seres humanos. Nada é para sempre.



O Barcelona viveu seu auge com Messi e Companhia de 2008 a 2012. A partir daí teve lampejos do grande time, mas as coisas começaram a mudar. O elenco ficou mais envelhecido. Em 2014 ainda teve um grande momento com Iniesta, Xavi e um ataque poderoso com Messi, Suárez e Neymar. Podia durar mais um pouco, mas Neymar saiu, a conta dos altos gastos do clube começou a chegar e Iniesta e Xavi estavam no fim. Saiu também Daniel Alves, Puyol já tinha parado e Guardiola foi embora para a Alemanha.



A verdade é que desde sempre o Barcelona foi considerado um dos maiores clubes do Mundo, mas só começou mesmo a ganhar o Mundo quando conquistou a sua primeira Champions em 1991-92, Antes disso quem ganhava na Espanha era o Real Madrid, um time campeão desde a década de 60. Vale lembrar que o Real também está passando por reformulação. Teve a fase de Di Stefano na década de 60, dos galáticos comandados pelo genial Zidane e a última foi com Cristiano Ronaldo. Mesmo tendo 13 Champions na história ficou sem ganhar por mais de 10 anos enquanto via o Barcelona papar tudo.



A maior fase do Barça coincidiu também com as maiores vitórias do futebol Espanhol com a Seleção bi-campeã européia 2008 e 2012 e campeã do Mundo, em 2010. Sua influência foi total, mas também passou.



Os títulos chegam para as grandes equipes, mas também sobrecarregam os clubes, que ficam reféns dos campeões. A cada título o jogador se valoriza e é preciso continuar vencendo no campo e ganhando mais dinheiro para pagar um elenco cada vez mais caro. Chega um momento que não dá mais para pagar nem o melhor de todos, no caso Lionel Messi, que foi embora claramente por falta de dinheiro ou por dinheiro mal gasto em outras contratações.



Agora o Barcelona tem que se refazer e já não tem mais o poderio técnico e nem a conta recheada de antes. Terá um longo caminho pela frente, mas normalmente um time grande sempre volta a boa fase. Talvez nunca mais repita o que já fez, mas sempre será um grande competidor. Afinal, nada é para sempre. Nem a má fase.


bottom of page