top of page
  • Foto do escritorFutebol Alternativo

Novo regulamento da série C não é Ideal, mas CBF está no caminho certo

Depois de oito anos e muitas reclamações depois, a CBF finalmente mudou o regulamento da Série C do Campeonato Brasileiro. Graças a articulação dos presidentes de Santa cruz, Remo e Paysandu teremos uma nova segunda fase. Saem os jogos eliminatórios em Mata Mata e entram no lugar dois quadrangulares.


A primeira fase com duas chaves regionalizadas de dez clubes em cada uma delas está mantida. O mata-mata dará lugar a dois quadrangulares, com partidas disputadas em regime de ida e volta. Os dois primeiros de cada grupo decidem o título. Os segundos colocados também garantem vaga para a Série B de 2021, mas sem necessidade de confronto de mata-mata.


O formato da Segunda fase é o seguinte:

1º e 3º do A formam grupo com 2º e 4º do B.

1º e 3º do B formam grupo com 2º e 4º do A.


Com toda certeza este novo regulamento é um avanço. Serve para diminuir eventuais injustiças, como o erro de arbitragem que prejudicou o Náutico no ano passado, as equipes terão mais partidas no ano, o quadrangular dá mais chances de acesso aos times mais qualificados.


Outros temas serão definidos na próxima reunião do conselho técnico do campeonato como direitos de transmissão, presença do VAR nas partidas decisivas, logística, prazo de inscrição de atletas e que os times da mesma Federação não se enfrentem na última e penúltima rodada da fase de classificação, como aconteceu na temporada passada, com a disputa do Re-Pa.


Série C do sonhos é em pontos corridos como Série A e B. Infelizmente ainda não dá , os times não tem condições financeiras, o campeonato não é patrocinado e a cota de transmissão é muito baixa. Enquanto não pode com pontos corridos, finalmente a CBF chegou no melhor regulamento. É o mais justo !!


bottom of page