top of page
  • Foto do escritorFutebol em Rede

Neymar fora da Copa América

Neymar não será convocado por Tite para enfrentar a República Tcheca no dia 26 de março próximo, em Praga. Será o último amistoso antes da Copa América e a chance derradeira pra Tite buscar o seu substituto. Neymar ficará 10 semanas em recuperação da fratura no pé direto. Eu, se fosse o Tite, também daria um descanso para ele na Copa América. Tira a pressão de cima do cara e o deixa dessa vez se recuperar inteiramente. Já basta a Copa da Rússia quando claramente Neymar não estava 100% e seu rendimento também foi prejudicado. Mas aí tem outras questões que a gente conversa a seguir:

A primeira é que se vai mal na Copa América sem Neymar os mesmos que o criticam agora dirão que ele deveria ter ido. É sempre assim, há um bando de outristas no Brasil. O melhor é sempre quem está fora. Até nisso Pelé foi mais feliz. O Zoca, seu irmão, tentou ser jogador e provou que era bem abaixo do Rei. Caso contrário teria gente dizendo por aí que o bom da família era o Zoca, que Pelé apenas deu mais sorte que ele.

A segunda são os contratos do atleta e os patrocinadores da Dona CBF que não gostariam de ver o melhor jogador brasileiro da atualidade fora da Copa América e principalmente porque a competição será no Brasil. Eles pagam também para ter Neymar em evidência. É a conta desse novo mundo rodeado de publicidades, caras e bocas e outras coisas mais. A imagem vale muito e custa muito. Como diria, Edu Gaspar, não é fácil ser Neymar. Para o bem e para o mal.

Lembro que em 1968 a Seleção Brasileira fez uma excursão sem Pelé. Aimoré Moreira era o treinador e o camisa 10 pediu folga na Seleção. Estava muito cansado, muito tempo sem férias, naquela época jogador atuava de janeiro a janeiro, e ainda por cima era um dos mais criticados pela vergonhosa eliminação na primeira fase da Copa de 1966, na Inglaterra. Se houvesse Rede Social na época seria tão massacrado como Neymar tem sido ultimamente. Está certo que Neymar dá mais motivo que Pelé, mas virou a Geni do futebol nacional. Todo mundo quer jogar bosta nele.

Seria saudável uma Copa América sem Neymar. Para ele e para a Seleção Brasileira. Talvez percebam que ruim com ele, pior sem ele. Não sei se Tite teria essa determinação para arriscar seu futuro na Seleção e enfrentar os bastidores dentro da CBF e até fora dela. É uma escolha difícil. Mas está na hora de deixar Neymar descansar e se preparar para Eliminatórias e Copa-2022 e também para saber que o Mundo continua girando com ou sem ele. Pior ou melhor, mas continua girando.

bottom of page