top of page
  • Foto do escritorFutebol em Rede

Neymar estará na Copa América. A questão é se Philipe Coutinho estará

Dia 17 o técnico Tite convocará a Seleção para a Copa América que será disputada entre junho e julho em nosso território. Já houve muitas questões envolvendo se Neymar deve ou não ser chamado. Eu continuo com a mesma opinião. Tite não tem que ficar refém de ninguém a não ser de suas convicções. Se ele pensa que a Seleção precisa de Neymar, que o convoque. Se acha que dá para ganhar sem ele, que não o convoque. O problema disciplinar é muito mais do PSG e da UEFA do que dele e a punição já foi definida. A questão agora é: Philipe Coutinho que fez uma temporada ruim, embora campeão espanhol pelo Barcelona, ainda deve ser titular desse time? Ou ainda deve ser convocado para a Copa América?

Será que ele faria tanta falta quanto Neymar? É mais fácil substitui-lo? É hora da “famosa gratidão” de Tite? Eu acho que há outros jogadores que podem entrar no seu lugar. A Copa dele foi média, nada que merecesse grandes elogios. Mas também não foi decepcionante. Philipe Coutinho é mais um coadjuvante, nunca protagonista.

O que às vezes não entendo é porque vários jogadores que atuam abaixo da média na Seleção continuam tendo chances e outros não tem nenhuma. Parece que alguns nomes tem mais imunidade que outros. Se jogar no Brasil então já sai perdendo de 5 x 0. A preferência é pelos europeus.

A explicação é que a CBF não respeita a Data-Fifa e para não bater de frente com os clubes brasileiros envolvidos em várias competições praticamente o ano todo, o técnico da Seleção chama os “europeus” que tem folga nessa Data. Acaba sendo um prejuízo para o jogador que atua no Brasil. Ou ele vai para a Europa ou não vai para a Seleção salvo algumas exceções como a de Everton, do Grêmio; Cássio e Fagner, do Corinthians, Dedé, do Cruzeiro e não muitos outros.

Mas agora o Campeonato Brasileiro vai parar, mas duvido que os jogadores que atuam no Brasil tenham mais chances. Se a Seleção tivesse ganhado o Mundial da Rússia talvez Tite pudesse dizer que iria fazer algumas observações na Copa América já visando a Copa de 2022. Mas se ele fizer isso e for mal na Copa América será demitido sem cerimônia. Ele sabe que para permanecer na Seleção terá que jogar bem a Copa América e por isso vai chamar os jogadores da confiança dele. E terá que suportar críticas pelas sua escolhas. Se tudo der certo será elogiado, é claro.

Mesmo aqueles que pedem Neymar fora da Seleção vão criticar Tite se ele não levar Neymar e perder a Copa América. Brasileiro dá palpite em tudo e tem solução para tudo principalmente quando não está diretamente envolvido na situação, não tem nenhuma responsabilidade e normalmente sempre fala depois do resultado feito.

bottom of page