top of page
  • Foto do escritorFutebol em Rede

Neto não sairá pelado na Paulista

Conheço e convivo com Neto desde a época do Guarani quando pintou como um jogador promissor com apenas 16 para 17 anos de idade. Acompanhei toda a sua carreira e sei que há dois times que mexem com o ele. O bugre por razões óbvias e o Corinthians onde conseguiu as maiores glórias da sua carreira. Neto foi ótimo jogador. Tinha técnica excelente e era exímio cobrador de faltas como poucos. Poderia ter sido melhor como atleta e ele sabe disso. Hoje está mais magro, mais em “forma” do que na época em que jogava.

Neto não acreditando que o Corinthians possa cair nessa temporada chegou a prometer em “Os Donos da Bola”, programa que apresenta com muito sucesso na Band: “Se o Corinthians cair saio pelado na Avenida Paulista”. Causou risos na época, mas agora está preocupado com esses “Pés de Rato”, que é como ele chama essa jogadorada que não sabe nem andar direito de chuteira. E tem razão em muitos casos. O time está muito perto do Z-4, mas garanto que não cairá. Não veremos o seu desfile pelado na Avenida Paulista. Ainda bem. E vou explicar porque.

Corinthians está apenas 3 pontos acima da Zona do Rebaixamento. Tem 40 pontos ganhos e 10 vitórias. Pode chegar a 52 pontos se vencer domingo próximo o Vasco, em Itaquera; dia 21/11 o Atlético-PR, em Curitiba; dia 25/11 a Chapecoense, em Itaquera e o Grêmio, dia 2/12, em Porto Alegre. Mas se vencer Vasco e Chape já se livra porque deixará esses dois atrás dele e irá a 46 pontos e com essa pontuação não cairá. Ou seja, terá que fazer muita bobagem para cair e acho que não fará. Fique tranquilo, Neto, apesar de ser uma campanha vergonhosa, continuará na Série A.

Mas há outros dados também: O Vasco tem 39 pontos e 9 vitórias, que é o primeiro critério desempate no Brasileiro. Joga domingo com o Corinthians, aqui em São Paulo; dia 21/11 com o São Paulo, no Rio; dia 25/11 com o Palmeiras, já campeão brasileiro, no Rio, e dia 2/12 com o Ceará, em Fortaleza. Pode chegar a 51 pontos se vencer os 4 jogos. A exemplo do Corinthians precisa fazer 46 pontos no mínimo.

Sport tem 38 pontos e 10 vitórias. Pode chegar a 50 pontos se vencer os jogos que faltam. Domingo o Flamengo, no Recife; dia 21/11, a Chape, em Chapecó; dia 26/11, o São Paulo, no Morumbi e dia 02;12, o Santos, no Recife. Teoricamente confronto direto pela queda só com a Chape e terá que se virar contra dois times que estão brigando pelo G-4. Terá dificuldades imensas, na minha opinião. Precisará de 7 a 8 pontos para se salvar.

Ceará, apesar da grande recuperação no segundo turno, tem apenas 9 vitórias e 38 pontos. Também necessita de 7 a 8 pontos em 4 jogos para se salvar. Segunda, dia 19/11, pega o Fluminense, no Rio: 22/11, o Paraná, em Fortaleza; 25/11, o Atlético-PR, em Curitiba e dia 2/12, o Vasco da Gama, em Fortaleza.Também terá mutas dificuldades. Parece que o gás acabou.

A Chapecoense tem 37 pontos e 9 vitórias. Vai precisar de 8 a 9 pontos em 4 jogos para se salvar. Domingo o Grêmio, em POA, 22/11, Sport, em casa; 25/11, Corinthians, em Itaquera e dia 2/12, o São Paulo, em casa. É séria candidata ao rebaixamento.

Vitória tem 36 pontos e 9 vitórias. Precisa de 9 a 10 pontos para escapar da degola. Pega sábado o Atlético-PR, em Salvador; 21/11, o Cruzeiro, em BH, 25/11, o Grêmio, em Salvador e dia 2/12, Palmeiras, aqui em São Paulo. Também é favorito ao Rebaixamento.

Como não acredito na recuperação do América-MG e como o Paraná já caiu, o Corinthians não estará entre os Rebaixados deste ano, mas muita coisa tem que mudar para 2019. Eu trocaria o treinador, a diretoria de futebol e o diretor de Marketing, que embora administre a conta do time que tem mais exposição na TV não consegue vender o patrocinador Master e também está na hora de Andrés Sanchez explicar porque contrata jogadores tão ruins a preços tão altos e porque os bons quando são negociados têm sempre grande participação dos empresários.

Sem falar na dívida estratosférica que come toda a renda auferida pelo clube em todos os sentidos. Assim fica difícil dar certo. Só não propus a troca de presidente porque ele foi eleito, respeite-se isso, mas nunca se sabe.

bottom of page