• Futebol Alternativo

Na Pandemia Clubes alternativos se viram como podem para conseguir dinheiro

Em tempos de pandemia do novo coronavírus e com o futebol paralisado para diminuir o contágio da doença, muitos clubes se viram em grave dificuldade financeira. Vários dispensaram o elenco de atletas outros negociaram salários. Se até times grandes e tradicionais estão sofrendo com falta de dinheiro imaginem só a situação dos clubes alternativos.


Ainda bem que é na crise que surgem as grandes idéias e muitos clubes alternativos estão apelando para a criatividade em busca de um dinheiro para aumentar o orçamento.


Vou listar aqui algumas boas ideias de clubes alternativos:


MÁSCARAS PERSONALIZADAS

Com a obrigatoriedade do uso da máscara de proteção uma ideia até que óbvia é a venda da máscara oficial do time. Muitos alternativos estão fazendo um bom dinheiro com venda de máscara. Vários Clubes aderiram. Confira alguns exemplos:

TOTEM NO ESTÁDIO

Uma ideia que surgiu na Europa e que foi muito bem aceita principalmente no interior de são Paulo. Botafogo e Novorizontino são exemplos de clubes que estão vendendo espaços em seus estádios . Na série A o Corinthians chega a cobrar 300 reais por totem na Arena.

MONETIZAÇÃO DE LIVES

Outra ideia muito usada pelos clubes alternativos são lives especiais que podem ser monetizadas nas redes sociais. São lives dos mais diversos tipos, seja exibindo um jogo histórico ou dando opção aos torcedores de fazer perguntas para ídolos. Em Pelotas, os três clubes da cidade se juntaram e fizeram uma live monetizada dividida entre todos. O Afogados fez uma live onde o torcedor teve oportunidade de entrevistar alguns dos heróis da histórica partida contra o Atlético Mineiro.

RIFAS

A rifa é uma prática antiga e que sempre foi utilizada, mas que os clubes estão sabendo usar bem durante a pandemia. O Taubaté por exemplo está rifando a camisa que o ídolo Gilsinho usou na partida que completou 250 jogos pelo clube. Já o Paulista de Jundiaí rifou uma medalha original do título do clube na Copa do Brasil de 2005

JOGOS ESPECIAIS

Mais criativas foram as equipes que criaram jogos imaginários para movimentar as atividades dos clubes e também ganhar uma graninha. No Amazonas dois rivais se juntaram e fizeram o Clássico dos Solidários - duelo de vendas de ingressos online a fim de obter dinheiro. Cada bilhete custava R$ 5, e os "gols" eram marcados a cada R$ 150 obtidos. O mesmo que 30 ingressos vendidos.


Depois disso muitos clubes de diversas regiões copiaram a ideia. No Sergipe, o Itabaiana goleou o Confiança por 9x2. No Rio de Janeiro o Volta Redonda enfrentou o Resende, mas nenhum duelo tem tanta tradição como o que está ocorrendo entre Portuguesa x América do Rio, dois gigantes do futebol brasileiro que infelizmente estão atravessando péssima fase.


A Portuguesa aliás é a equipe que mais está abusando de boas idéias para arrecadar dinheiro nesse período complicado. Já fez jogo imaginário contra o COVID, já fez campeonato de vídeo game, duelo de embaixadas entre os torcedores e drive-thru com torcedores para comprar artigos oficiais.