• Futebol em Rede

NA BOLA, O EUROPEU TAMBÉM É “MALACO”


Olá amigos !


Há um ditado popular que diz “MALACO NÃO ENGORDA JACARÉ, porque depois o jacaré come ele.”

Faz tempo que digo isso nos meus programas, em entrevistas que concedo, nesta coluna quinzenal aqui no Jornal da Zona Leste e/ou participações em “lives”, etc.



Os europeus com as suas seleções de primeira linha, as mais fortes e as de porte médio, não aceitam convites para enfrentar a nossa seleção aqui no Brasil, nos seus países e torneios amistosos em outros países. Alegam sempre falta de datas e compromissos assumidos nas chamadas datas FIFA.


Gente, é tudo desculpa. Eles não querem “engordar jacaré”. Querem que continuemos fazendo amistosos com seleções de países árabes, asiáticos, africanos, da América Central ou do Norte (salva-se aí o México e também os Estados Unidos), aqui da América do Sul, onde como sempre os bons somos nós, Argentina, Uruguai e às vezes Paraguai, Chile ou Peru.



Eles sabem que ganharemos a maioria dos jogos e ficaremos com a ilusão de que estamos ótimos e quase imbatíveis.



Por exemplo, agora, nas Eliminatórias Sul-Americanas, estamos na liderança invictos e com 100%. Praticamente garantida a nossa ida para o Mundial do Qatar no final do ano que vem.



Na convocação feita por Tite para os jogos contra Venezuela, Colômbia e Uruguai – veja relação dos convocados abaixo – num determinado momento da sua entrevista, Tite enfatizou e pediu desesperadamente ao presidente da CBF, aos diretores, ao Juninho (coordenador de seleções), em tom quase dramático:



“POR FAVOR, PELO AMOR DE DEUS, ME MARQUEM JOGOS CONTRA OS EUROPEUS!!! POR FAVOR, CONSIGAM ISSO PARA MIM.”



Duvido que as fortes seleções vão aceitar quaisquer convites para nos enfrentarem.



Seleção de Andorra, do Vaticano, do Principado de Mônaco, se tiverem seleções, toparão. As grandes e as médias, duvido.



Abaixo a relação dos convocados para os próximos três jogos das Eliminatórias:


Goleiros: Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City) e Weverton (Palmeiras)



Laterais: Danilo (Juventus), Emerson (Tottenham), Alex Sandro (Juventus) e Guilherme Arana (Atlético-MG)


Zagueiros: Eder Militão (Real Madrid), Lucas Veríssimo (Benfica), Marquinhos (PSG) e Thiago Silva (Chelsea


Meio-campistas: Casemiro (Real Madrid), Edenílson (Inter), Everton Ribeiro (Flamengo), Fabinho (Liverpool), Fred (Manchester United), Gerson (Olympique de Marselha) e Lucas Paquetá (Lyon)


Atacantes: Antony (Ajax), Gabigol (Flamengo), Gabriel Jesus (Manchester City), Matheus Cunha (Atlético de Madri), Neymar (PSG), Raphinha (Leeds United) e Vinicius Júnior (Real Madrid).


Daniel Alves, sem clube, não foi chamado. Tite confirmou que ele segue nos planos e é importante para a seleção e para o grupo. Experiente, agregador, tem um valor extraordinário e ele sabe disso. As atuais circunstâncias determinaram essa decisão da Comissão Técnica.


E, cá entre nós, tem muita “lenha para queimar”.



Um abraço.

Lucas Neto