top of page
  • Foto do escritorFutebol em Rede

Malik Wade assina com Cal-Baptist University


Malik Wade ( Foto - NBAE/Getty Images ), atleta da NBA Academy América Latina (Cidade do México/México) está oficialmente comprometido com a Cal-Baptist University, que faz parte do programa NCAA D-1 (Riverside/Califórnia). Malik é o sexto prospect da NBA Academy América Latina, sendo o primeiro brasileiro, a ser confirmado numa escola NCAA D-1. Malik, brasileiro-senegalês de 19 anos (15.01.2001, em Espírito Santo do Pinhal-SP), é ala/pivô, tem 2m03 e 105kg, e foi formado no Brasil nos clubes Campinas Basquete Clube e Tênis Clube de Campinas .

O jovem está na NBA Academy América Latina desde junho de 2018. A NBA Academy América Latina é um centro de treinamento de basquete de elite na Cidade do México que reúne os principais prospects (homens e mulheres) de Caribe, México, América Central, Canadá e América do Sul. O centro tem como diretor o brasileiro Walter Roese. Malik competiu pela NBA Academy América Latina no NBA Academy Games 2018, em Canberra (Austrália), onde sua equipe terminou como vice-campeã do torneio. O evento apresentou os prospects das NBA Academies de Austrália, China, Índia, México e Senegal, e reuniu ainda cinco equipes formadas por 50 prospects da Austrália.

Em dezembro de 2018, competiu entre os principais prospects das ligas das academias em uma série de jogos de exibição no NBA G League Winter Showcase, em Las Vegas. Malik também atuou pela seleção da NBA Academies no Tarkanian Classic 2018, antes do G League Showcase. Malik participou do NBA Basketball Without Borders Global (BWB / Basquete Sem Fronteiras), em Charlotte, durante o NBA All-Star 2019. O BWB é um programa global realizado em parceria por NBA e FIBA de desenvolvimento de basquete e iniciativas para a comunidade, que vem sendo realizado desde 2001, com 69 ex-campistas do BWB tendo sido draftados ou assinados como agentes livres pelas equipes da NBA.

Em março de 2019, o ala/pivô e a NBA Academy América Latina venceram o Skill Factory Tournament of Champions 2019, em Atlanta, contra as principais equipes de high school dos Estados Unidos. Em Abril de 2019, Malik participou do evento NCAA’s Next Generation Sunday durante o Final Four masculino, onde participou de sessões de valores de vida e de jogos de exibição contra seus companheiros de todo o mundo, experimentando o ambiente de um Final Four na perspectiva de um atleta.

Em janeiro deste ano, Malik fez parte da seleção NBA Academy que venceu o famoso Torneo Junior Ciutat de L’Hospitalet 2020, em Barcelona (Espanha). A equipe da NBA Academy derrotou o FC Barcelona na final do campeonato.

O NBA Academies foi lançado em 2016 e há unidades na Austrália, China, Índia, México e Senegal. Desde o lançamento do programa, mais de 25 graduados firmaram compromissos com escolhas da NCAA D1.

bottom of page