• Futebol em Rede

Jesualdo quebrou a desconfiança


Jesualdo quebrou a desconfiança no Santos. Depois de um início de trabalho sem dar sinais de evolução, o treinador português Jesualdo Ferreira ( Foto – Divulgação ), conseguiu tomar as rédeas do time. Foi difícil, a equipe perdeu bons jogadores e vinha de um milagre nas mãos de Jorge Sampaoli. Para piorar, ser o segundo treinador português no Brasil, após o sucesso de Jorge Jesus no Flamengo, pareceu uma aposta e não uma solução para o torcedor.


O veterano treinador havia perdido a pegada de títulos ao deixar o Porto. Teve uma redenção no Qatar e chegou com a desconfiança de ser uma cópia de Jorge Jesus. Jesualdo significou uma mudança de estilo do time. Impossível repetir o modo arriscado e maluco de Sampaoli. Ainda mais, sem as mesmas peças. A comparação injusta com o time vice campeão brasileiro foi o primeiro obstáculo. Obter resultados, o mais importante.


A irregularidade do início de trabalho abalou a confiança. O treinador, chegou a ter cargo ameaçado pela própria direção do clube. A equipe não dava sinais de evolução. Sem alarde, o time começou a sair da pressão. Empatar com o Palmeiras jogando bem e vencer na estreia da Libertadores foi fundamental. Contra o Mirassol, vitória com sinais do trabalho do português. O time mudou de postura e já criou um caminho a seguir.


Foi notório que a pressão na saída de bola será uma arma do Santos de Jesualdo. O time ainda precisa de muitos ajustes. As bolas pelo alto na defesa ainda arrepiam o torcedor. O lado esquerdo do Santos tem mais qualidade do que o direito, sem Marinho, e torna a equipe previsível. Mesmo assim, dá para sentir a mudança de postura do Santos. Cedo para apostar se vai dar certo, mas a desconfiança acabou e o português poderá finalmente provar que não tem nada de cópia de Jorge Jesus.