top of page
  • Foto do escritorFutebol em Rede

INESPERADO VÔO DA ÁGUIA


O Eintracht Frankfurt terminou a temporada com uma proeza e tanto. Campeão da Liga Europa, invicto em Sevilla, diante do Rangers da Escócia. O feito é grandioso por vários fatores. A Águia, apelido do time alemão, fez uma campanha fraca na Bundesliga, terminou em décimo primeiro, com pouco mais da metade dos pontos do campeão Bayern Munique. Longe de ser sensação, foi capaz de invadir Barcelona com 30 mil torcedores e quebrar uma invencibilidade do adversário de 15 jogos. Para finalizar, foi campeão, fato que não ocorria há 42 anos.


Olivier Grasner, treinador austríaco de 47 anos, chamado de estrategista, ganhou seu primeiro título na carreira. A principal marca da equipe, vencer fora de casa. Foram cinco vitorias, contando com o jogo do Barcelona, seu maior resultado na temporada. Foram vários os destaques da equipe. O colombiano Borré que deixou o River Plate, fez o gol de empate em Sevilla e converteu o pênalti do título. Trapp, goleiro alemão, foi muito bem. O Japonês Kamada, artilheiro do time. O meia sérvio Kostic foi o craque da temporada. Até um brasileiro apareceu, o zagueiro Tuta, 22 anos, ex-São Paulo e pouco conhecido no Brasil.


A campanha é simbólica, título invicto, mas não tenho a ilusão que o time arranca para a consagração. O valor da conquista é histórico pelo que representa para o clube. O Eintracht Frankfurt tem apenas um título alemão (1959). Repetiu uma conquista de 42 anos, a Liga da Europa. Tudo bem que a competição é uma segunda divisão da Europa, mesmo assim, as Águias superam o Bayern Munique que só venceu uma vez a Liga da Europa. Ainda na comparação com os clubes da Alemanha, iguala o feito do Borussia M’Gladbach, supera Leverkusen e Schalke com uma conquista e deixa na poeira o Borussia Dortmund que bateu na trave duas vezes e nunca venceu.


Foi uma conquista surpreendente. Em nenhum site de apostas alguém colocaria um euro furado no Eintracht Frankfurt. Campanha de regular para baixo na Bundesliga, conseguiu fazer história contra o Barcelona e levou a taça invicto. O inesperado voo da Águia merece uma comemoração com Apfelwein, um vinho de maça produzido na região, muito famoso. Pode comemorar com cerveja e salsicha. Eu, vou homenagear o Frankfurt do meu jeito, vem aí mais uma camisa para coleção.

bottom of page