• Futebol em Rede

Guy Peixoto Jr visita a FIBA para reuniões


O presidente da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), Guy Peixoto Jr, está na Suíça para uma série de reuniões com a Federação Internacional de Basketball (FIBA). As conversas, num ano especial para o basquete brasileiro, que volta a receber a AmeriCup Masculina após mais de 30 anos, mostram a ótima relação da atual gestão com a entidade maior do basquete internacional, estreitando ainda mais os laços de cooperação entre as duas entidades.

“A FIBA tem um respeito enorme e sabe a importância do basquete brasileiro no mundo. Sempre fomos muito bem recebidos e desta vez não foi diferente. Quero agradecer a cortesia de todos os funcionários e do secretário geral Andrea Zagklis para conosco. Essas reuniões e encontros são fundamentais e vamos estreitar cada vez mais nossa cooperação com a FIBA, via Américas, e também aqui na Suíça”, relatou o presidente da CBB.

Na oportunidade, Guy Peixoto Jr foi presenteado por Andrea com a súmula original da partida entre Brasil e Iugoslávia, válida pelo Campeonato Mundial de 1963, ocorrida no ginásio Gilberto Cardoso (Maracanãzinho), no Rio de Janeiro (RJ). Na ocasião, a Seleção Brasileira, que contava com Wlamir Marques, Amaury Pasos e cia, venceu por 20 pontos e mais tarde tornou-se bicampeã do mundial.

Durante a primeira visita do dia, a cúpula da CBB, que contou também com Marcelo Sousa, diretor executivo, e Carlos Alberto Fontenelle, secretário geral, esteve no acervo da FIBA, que está repleto de itens alusivos ao basquete brasileiro, mostrando a grandeza e importância da modalidade no Brasil e como o país foi fundamental para a popularização do basquete no mundo.

Nos últimos anos, CBB e FIBA vem trabalhando para o crescimento do basquete no Brasil. Em 2017, foi realizada a Copa América na base, em Belém (PA). Nos últimos dois anos, foram iniciados os projetos Adelante e Her World, Her Rules, ambos voltados para a capacitação de profissionais do basquete feminino e iniciação no esporte para meninas. E recentemente a AmeriCup masculina deste ano foi confirmada para o Brasil.

Guy Peixoto Jr e Andrea Zagklis / Foto: Divulgação/CBB