top of page
  • Foto do escritorFutebol Alternativo

GUIA SÉRIE D 2020

Terminada a fase preliminar que classificou Ji-Paraná, Real Noroeste, Baré e Brasiliense, a série D começa hoje com grande expectativa. Primeiro por apresentar várias equipes tradicionais do futebol Brasileiro e vários campeões e vice-campeões dos estaduais 2020, segundo pelo novo regulamento agora com oito grupos de oito equipes e terceiro pelo já conhecido problema da pandemia, torcemos para que os clubes alternativos consigam cumprir todos os protocolos e o campeonato não apresente muitos problemas.


A fase de grupos da Série D contará com 64 times. Eles serão divididos em oito chaves, com oito times em cada, com jogos de ida e volta. Os quatro melhores de cada grupo se classificam para a segunda fase, totalizando 32 equipes. Estes se enfrentam em confrontos eliminatórios até a definição do campeão e do acesso à Série C de 2021: oitavas, quartas, semifinais e final.


Falando um pouco dos participantes, é muito complicado apontar favoritos num campeonato pois muitos times mudam completamente de elenco no hiato entre estadual e nacional, com a pandemia os elencos foram ainda mais alterados.


Alguns clubes conhecem mais o jeito único da série D e estão mais calejados na competição, como o Central de Caruaru que joga sua 10ª série D em 2020. Outros recordistas em participações são o Campinense e o Santos do Amapá com 8 participações no currículo. Entre os Debutantes vale citar o Vilhenense de Rondônia que é o clube mais jovem da competição. Foi Fundado em Outubro de 2017 .


Tradição e camisas pesadas também não faltam na edição 2020 da série D. América, ABC, Moto Club, Goiânia, Gama, Brasiliense, Bangu, Caxias, São Caetano etc... Clubes de muita história no futebol brasileiro e que já estiveram na série A.


Para Fechar, muitos jogadores conhecidos do grande público vão jogar o campeonato. Atletas que já estiveram na série A do Brasileirão, seleção Brasileira e até copa do Mundo. O Brasiliense por exemplo terá o goleiro Fernando Henrique, ex-Fluminense e Ceará, o meia Douglas, ex-Corinthians e Grêmio, e o atacante Zé Love, ex-Santos. O Zagueirão Domingos ex-Santos e Portuguesa é destaque do São Caetano e o lateral direito Maicon que já foi Campeão de Liga dos Campeões e titular da seleção na Copa do mundo jogará pelo Villa Nova de Minas Gerais. Até no banco de reservas nomes famosos estarão treinando times no campeonato, Domingos terá no São Caetano Alexandre Gallo de treinador, outro lateral direito famoso treinará Maicon no Villa trata-se de Mancini ex-Roma e Atlético Mineiro. Eduardo Baptista, ex-Palmeiras e Sport comandará o Mirassol.


Muitos são os destaques e alternatividades desse campeonato que é o mais democrático do Futebol Brasileiro. Para saber mais detalhes de todos os times do campeonato, estatísticas e histórias curiosas recomendamos o ótimo guia do Revista Série Z, guia que tivemos a honra de participar comentando sobre os times paulistas e o Novorizontino. Vale a leitura !

bottom of page