• Futebol Alternativo

Goiatuba volta ao profissionalismo em grande estilo

Principal novidade da recém iniciada terceira divisão goiana, o Goiatuba retornou ao profissionalismo com ótima vitória sobre o Evangélica por 4x1.


O Goiatuba é um dos poucos clubes do interior, ao lado de Anápolis (1965), Crac (1967/2004) e Itumbiara (2008), a conquistar o título do Goianão. Isso se deu em 1992. O último torneio disputado pelo Goiatuba foi a própria 3ª Divisão, em 2010, quando bateu na trave na disputa pelo acesso e ficou em 3º lugar. Depois, o Goiatuba se afastou do futebol profissional no Estado.


O Goiatuba se reorganizou nos últimos anos. Em 2017, quando festejou 25 anos do inédito título, já ensaiava o retorno às competições oficiais. No final dos anos 80 e início da década de 1990, o Goiatuba se destacou como força, do interior, no futebol goiano. Mas, a melhor temporada foi a de 1992, quando conquistou título da elite, com 100% de aproveitamento no quadrangular final, com seis vitórias sobre Goiás, Atlético e Vila Nova. Nos últimos anos, o clube do Sul do Estado teve dificuldades financeiras e se afastou do calendário oficial do futebol profissional em Goiás.