top of page
  • Foto do escritorFutebol em Rede

Gilberto Macena realizado com estreia do Bela Vista na elite


Desde que saiu de Cachoeirinha do Tocantins (TO) para tentar a sorte no futebol nacional e, posteriormente, internacional, o atacante Gilberto Macena sempre teve em mente o sonho de montar uma equipe na sua cidade natal, pois à região não contava com nenhuma equipe disputando às competições oficiais da Federação Tocantinense de Futebol (FTF).

“Sempre tive o anseio de formar uma equipe estruturada e profissional para aproveitar os garotos da região, que antes tinham que seguir para outros lugares quando queriam jogar futebol profissionalmente, dificultando muito o começo de carreira ou até mesmo brecando este sonho. Isso aconteceu comigo e com outros garotos da região do Bico”, explicou Macena.

“Na minha vida esportiva vi muitas coisas boas e outras nem tanto, mas tudo serviu de experiência. Aprendi coisas positivas na minha passagem pela Europa e Ásia, mas vi coisas negativas também, especialmente no começo de carreira e depois quando buscava o recomeço, depois de algumas contusões sequentes”, acrescentou o atacante de 37 anos (1º de abril de 1984), que defende atualmente o Phitsanulok FC, da Tailândia.

“Quero fazer um trabalho diferente do que acontece habitualmente no Brasil, atuando de forma amplamente profissional. Fiz vários cursos esportivos voltados para gestão e outros específicos de futebol, seja na Europa ou mesmo na Ásia. E, quero usar todo esse conhecimento adquirido, além da experiência da minha carreira profissional, em prol da equipe e dos atletas”, relatou Gilberto, que é o presidente da equipe.

Inspirado no que vivenciou em mais de 20 anos de uma carreira positiva e repleta de conquistas, Macena resolveu formar a equipe, aproveitando a estrutura de um time da cidade, que já disputava os campeonatos amadores locais e do estado. Desta forma, o primeiro passo foi formar uma boa comissão técnica, buscar jovens jogadores de qualidade e montar um elenco de qualidade e competitivo.

“Disputamos o Campeonato Tocantinense Amador, buscando a nossa entrada no futebol profissional. Vencemos bem esta competição amadora e carimbamos o nosso passaporte na elite. E agora, fazendo história, estreamos vencendo. O que me deixa feliz e dá mais força para seguir trabalhando”, explicou Macena.

No sábado (22 de janeiro), o Bela Vista FC fez seu primeiro jogo profissional, derrotando o Araguacema FC, por 2 a 1, atuando em Angico (TO). Os gols foram marcados por Arnaldo (12 minutos do primeiro tempo) e Maelson (16 minutos do primeiro tempo), pelo ‘caçula’ da elite do futebol tocantinense; enquanto Luís Carlos (33 minutos do segundo tempo), descontou para o Araguacema.

“Quero cumprimentar a todos que formam o Bela Vista FC pela estreia vitoriosa: diretoria, comissão técnica, atletas e funcionários. O primeiro jogo é sempre cercado de expectativa e pode trazer um pouco de ansiedade e nervosismo, o que é normal. Mas, conseguimos superar tudo isso e iniciamos o campeonato com o pé direito”, comemorou Gilberto.

O próximo compromisso do Bela Vista FC será contra o Gurupi, no sábado (29 de janeiro), às 16h (de Brasília), atuando fora dos seus domínios.

Carreira

Ao longo de sua carreira, Gilberto Macena defendeu o Holbæk B & I e o AC Horsens, ambos da Dinamarca; Shandong Luneng e Hangzou Greentown, os dois da China; Buriram United, da Tailândia; Al-Qadisiyah Football Club, da Arábia Saudita; Bangkok United e Chiang Rai United, ambos da Tailândia.

No Brasil, antes de migrar para o cenário internacional, o atacante jogou pelo Ceres FC-RJ, Comercial FC-SP e Rio Claro FC-SP. Mais recentemente, antes de retornar ao futebol tailandês, Macena defendeu o CA Caçadorense-SC e o Tocantinópolis EC-TO.

A grande dúvida é: além de presidir Bela Vista EC, Gilberto Macena vestirá à camisa laranja e preta brevemente para jogar?

Foto: Divulgação



bottom of page