• Futebol em Rede

Escame destaca importância da prática de atividade física durante a pandemia


Que à prática de atividades físicas é uma das maiores aliadas para uma vida saudável e um dia-a-dia mais feliz, todo mundo já sabe. Agora, em tempos de coronavírus, essa necessidade é ainda maior, visto que os profissionais da saúde são recorrentes em afirmar que a prática de esportes mantém o sistema imunológico ativo, fato este que ajuda sobremaneira na luta contra essa e outras enfermidades.

O professor Alexandre Escame, graduado em Educação Física e com larga experiência na vida acadêmica, sabe que os médicos têm total razão em recomendar à prática esportiva a crianças, jovens e adultos. “O esporte, desde que orientado por um profissional gabaritado e com os exames médicos em dia, é uma rica fonte de saúde, trazendo melhora para o corpo e para a mente, ainda mais se for acompanhado de uma alimentação saudável. Nesse tempo de pandemia a necessidade é ainda maior, pois a prática esportiva auxilia de várias formas, deixando o sistema imunológico mais preparado e libera endorfina (hormônio que auxilia no bem-estar, concentração e bom humor etc.), além de evitar que se se caia numa depressão, por exemplo”, comenta.

“Essa prática, em tempos de isolamento social, pode ser feita individualmente, em seu próprio lar, pois as redes sociais estão aí para ajudar. Basta manter contato com o profissional de Educação Física de sua preferência, através dos muitos aplicativos de existentes, e fazer tudo que for solicitado por ele”, acrescenta Escame.

Além das atividades já citadas, Alexandre executa um trabalho referencial com equipes de basquete, seja na formação ou no alto rendimento, pelo Cravinhos Basketball. “O basquete é uma atividade física completa, por isso, recomendo para quem está buscando praticar esporte e se divertir, já que se pode optar pela prática participativa e recreativa ou alto rendimento”

“E o Cravinhos Basketball, graças ao esforço da Prefeitura Municipal e do diretor da modalidade, Fausto Ravagnani, coloca à disposição do munícipe essas duas vertentes”, complementou o técnico, que, ao longo de sua carreira, comandou o COC/Ribeirão Preto (base feminina e masculina), Barretos Basquete (base e adulto femininos), Sertãozinho Basquete (iniciação feminina) e Cravinhos Basketball (base masculina e adulto masculino).

Com trabalho referencial, Escame conquistou alguns láureos em sua carreira: eleito três vezes o melhor técnico do ano pela Federação Paulista de Basketball (FPB) e eleito melhor técnico do Campeonato Brasileiro pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB), em 2019.

Entre os títulos, a lista é extensa: bicampeão Paulista pela FPB, bicampeão Paulista Escolar e bicampeão Brasileiro Escolar (COC/Ribeirão Preto); bicampeão Paulista pela FPB, tricampeão Paulista Escolar, tricampeão Brasileiro Escolar, bicampeão Brasileiro – representando o estado de São Paulo, campeão dos Jogos da Juventude, Campeão da Copa São Paulo, vice-campeão do Campeonato da Língua Portuguesa, quinto colocado no Mundial/Turquia e sexto colocado no Mundial/França (Barretos Basquete); terceiro colocado do Campeonato Paulista Sub-17 em 2018, vice-campeão Brasileiro Adulto em 2019, vice-campeão Jogos Regionais Adulto em 2019 e vice-campeão dos Jogos Abertos do Interior Adulto em 2019 (Cravinhos Basketball).