top of page
  • Foto do escritorFutebol em Rede

ENCONTRO REAL EM 1968 E UMA “SINUCA DE BICO”

Olá, amigos !



Todos nós ficamos tristes com o falecimento da Rainha Elizabeth II, rainha da Inglaterra, Grã Bretanha, Reino unido, etc. Sem dúvida a Rainha de todos os reinados e monarquias, simpática e muito querida. O seu passamento aos 96 anos comoveu o mundo.


Em 1968 ela, acompanhada do esposo o príncipe Phillip e uma comitiva, visitaram o nosso Brasil em missão diplomática estreitando relações comerciais e financeiras entre o Reino Unido e o nosso País. Passou por Recife, Salvador, Brasília, São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro


No Rio, no dia 10 de novembro daquele ano, uma partida de futebol no Maracanã fechou com chave de ouro a sua visita e de sua comitiva real, com uma partida de futebol que envolveu a Seleção Carioca e a Paulista. E o Maracanã com mais de 100 mil pessoas.


Nossa seleção, a Paulista, venceu o amistoso por 3 a 2, com gols de Toninho Guerreiro (passe de Pelé), Pelé (cruzamento de Rildo) e Carlos Alberto Torres (de pênalti). Roberto Dinamite e Paulo César Caju fizeram os gols cariocas.


O gol do Rei Pelé foi o seu 900° da sua carreira.


Árbitro da partida, é claro, Armando Marques.


Aí a tal SINUCA DE BICO: Brito, zagueiro da Carioca derrubou Toninho Guerreiro na grande área, o Armando marcou pênalti, convertido pelo Carlos Alberto.


A torcida, quase totalidade Carioca, começa o clássico coro: “FDP” ... “FDP” ...


A Rainha, isso me foi contado pelo Dr. João Havelange à época presidente da CBD (hoje CBF), quando o entrevistei na então sede da Rua da Alfandega, após tomarmos um cafezinho.

Eu não trabalhei nesse jogo, na transmissão da saudosa Equipe 1040 da Rádio Tupi. Estava acamado com uma baita gripe e febre e vendo o jogo pela TV.


No coro geral xingando o árbitro, a Rainha pelo jeito quis saber o que estava acontecendo e deve ter perguntado a um dos membros que a acompanhavam como interprete. Havelange disse que a viu, após o sussurro ela apenas arregalar os olhos e um trejeito na boca.


Será que o “cara” conseguiu explicar “ipsis verbi” ou só deu a entender qual era o xingamento?

Após a partida, na Tribuna de Honra, o encontro Real. A Rainha entregou a taça ao Rei Pelé (Gérson, capitão do time do Rio estava ao seu lado).


Havelange contou que ao falar a Pelé Ela disse: “Eu já o conheço! Eu sei. Já o conheço de nome e me sinto muito feliz em cumprimenta-lo”.


O time Paulista foi dirigido pelo Antoninho Fernandes (então técnico do Santos) e jogou com Picasso; Carlos Alberto, Jurandir, Roberto Dias e Rildo; Clodoaldo e Rivelino; Paulo Borges, Toninho, Pelé e Abel.


Os Cariocas foram dirigidos pelo Paulinho de Almeida (então técnico do Vasco) e atuou com Felix; Moreira, Brito, Leônidas e Paulo Henrique; Carlos Roberto e Gerson; Nado, Jair, Roberto e Paulo César.


Foi um jogão.

Um abraço.

Lucas neto



Comentários


bottom of page