top of page
  • Foto do escritorFutebol em Rede

EC Pinheiros é campeão Brasileiro Interclubes Sub-19 Masculino 2022


O EC Pinheiros-SP sagrou-se campeão do Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-19 Masculino 2022 ao derrotar o CR Flamengo-RJ, neste domingo (18 de setembro), por 71 a 68 (37 a 36 no primeiro tempo), em jogo equilibrado, válido pela final, disputado no ginásio Alvaro Vieira Lima (Tijuca Tênis Clube), no Rio de Janeiro (RJ).

O começou acirrado, com o representante paulista levando ligeira vantagem no segundo quarto, depois da igualdade no primeiro. Na volta do intervalo, o EC Pinheiros ficou novamente na frente, com vantagem não tão extensa, mas que foi importante para lhe garantir o resultado positivo, visto que nos dez minutos finais o equilíbrio foi novamente à tônica – 17 a 17 (primeiro quarto), 20 a 19 (segundo quarto), 16 a 14 (terceiro quarto) e 18 a 18 (quarto final).

Os destaques foram Tiago Faria (27 pontos, 06 rebotes e 04 assistências) e João Capela (18 pontos, 03 rebotes e 04 assistências), pelo EC Pinheiros; Emanuel Fernandes (19 pontos, 11 rebotes e 03 assistências – double-double) e Matheus Leoni (18 pontos, 09 rebotes e 05 assistências), em favor do CR Flamengo.

“Essa conquista significa muito. Pois cheguei há dois meses no clube. Foram muitos desafios e posso dizer que essa turma é um dos times mais talentosos que tive o prazer de trabalhar. Incrivelmente juntos, conseguimos encontrar o caminho e trabalhamos muito por esse resultado. Só tenho orgulho desses garotos que em tão pouco tempo conseguiram dar a volta por cima das dificuldades que enfrentaram no início da temporada. Muito grato ao pessoal da comissão, ao Tico que está aqui comigo, e ao Esporte Clube Pinheiros pela oportunidade”, relatou o técnico Jonathan Cintra, do EC Pinheiros.

“A primeira coisa é agradecer ao Esporte Clube Pinheiros pela oportunidade, ao David Pelosini (técnico da equipe principal) pelo convite, a comissão e ao Tico pela parceria. E também aos garotos por terem me recebido tão bem. Esse título só foi possível por esses fatores. Apesar de estar há apenas dois meses no clube, conseguimos ajudar essa equipe talentosa a evoluir. Os garotos estão de parabéns. Muito feliz por tudo isso”, comentou o técnico Jonathan Cintra, do EC Pinheiros.

Já na definição do terceiro lugar, o CA Paulistano-SP bateu o anfitrião Tijuca Tênis Clube-RJ, por 48 a 46 (28 a 26 no primeiro tempo) e garantiu a medalha de bronze. Os dois times se alternaram no comando do placar ao longo dos períodos, mas o representante paulista foi mais eficiente quando esteve na frente e venceu com emoção – 14 a 10 (primeiro quarto), 14 a 16 (segundo quarto), 09 a 08 (terceiro quarto) e 11 a 12 (quarto final).

Os atletas mais efetivos foram Felipe Motta (12 pontos e 06 rebotes) e Vitor Brandão (10 pontos e 05 rebotes), pelo CA Paulistano; Cauã Euler (15 pontos e 11 rebotes – double-double) e Victor Hugo (10 pontos e 08 rebotes), em favor do Tijuca Tênis Clube.

Destaques individuais

MVP da Final: Agapy Santos (EC Pinheiros)

MVP da Competição: Emanuel Fernandes (CR Flamengo)

Assistência: Gabriel Caldeira (SE Palmeiras)

‘Reboteiro’: Emanuel Fernandes (CR Flamengo)

Cestinha: Kauê Alexandrino (SE Palmeiras)

Classificação final: 1º) EC Pinheiros (SP), 2º) CR Flamengo (RJ), 3º) CA Paulistano (SP), 4º) Tijuca Tênis Clube (RJ), 5º) Minas Tênis Clube (MG), 6º) SE Palmeiras (SP), 7º) Botafogo FR (RJ), 8º) Foz Basquete (PR), 9º) Sociedade Thalia (PR), 10º) LDPG/Ponta Grossa (PR), 11º) Instituto Viva Vida/CETAF (ES) e 12º) Clube do Remo (PA)

O Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-19 Masculino 2022 foi uma realização da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), com apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

Foto: Divulgação/CBB



Comments


bottom of page