• Futebol Alternativo

Definida a fase preliminar do Nordestão 2021

A Copa do Nordeste de 2021 começa com quatro confrontos eliminatórios na fase preliminar ainda em dezembro de 2020. O sorteio da etapa ocorreu na sede da CBF, no Rio e definiu os confrontos. Os vencedores avançam à chave de grupos do torneio regional.


Esta é a 4ª edição seguida com o formato prévio, que enxugou a fase principal de 20 para 16 clubes. Ou seja, doze times já estão garantidos na fase de grupos, com os outros oito jogando o mata-mata em ida e volta em busca das quatro vagas restantes.


Dos nove Estaduais desta temporada, todos paralisados na pandemia, oito já foram finalizados após a volta do futebol. Falta o Campeonato Piauiense, que será retomado em novembro, com a final em 16 de dezembro. No entanto, apesar da indefinição sobre o campeão, não houve empecilho nas bolinhas do sorteio do Nordestão.


Sendo assim os Confrontos da Pré Copa do Nordeste são:


Santa Cruz x Itabaiana

CSA x Moto Club

Botafogo da Paraíba x Atlético de Alagoinhas

Globo x Representante do Piauí


Após a realização da Pré-Copa do Nordeste, na segunda quinzena de dezembro, haverá o sorteio dos grupos, com 16 times na fase principal. O modelo será o mesmo da última edição, com dois grupos de oito clubes. Avançam os quatro melhores de cada grupo, com quartas e semi em jogos únicos. Só a decisão ocorrerá em dois jogos.


Os 12 clubes já garantidos na fase de grupos


Alagoas: CRB (campeão)

Bahia: Bahia (campeão) e Vitória (ranking)

Ceará: Fortaleza (campeão) e Ceará (ranking)

Pernambuco: Salgueiro (campeão) e Sport (ranking)

Paraíba: Treze (campeão)

Piauí: campeão a definir

Maranhão: Sampaio Corrêa (campeão)

Rio Grande do Norte: ABC (campeão)

Sergipe: Confiança (campeão)