• Futebol em Rede

De doido Lisca não tem nada

De doido Lisca não tem nada. O América Mineiro vai bem, obrigado na Série B e saiu na frente na disputa das oitavas da Copa do Brasil contra o Corinthians vencendo, em Itaquera, 1 x 0, um gol marcado em cima da hora, no apagar das luzes, como o Corinthians costuma fazer em alguns dos seus jogos. Só que dessa vez provou do seu próprio veneno e perdeu. Faz parte. É o futebol.



No comando do chamado "Coelho" das Alterosas está Lisca, também conhecido como Lisca Doido, que de doido não tem nada. O apelido pegou por causa de sua maneira direta de falar, provocar e até de agir. Não é nenhum "coroinha", mas está longe de ser doido ou maldoso. É um profissional que há um bom tempo faz bons trabalhos e merece respeito de todos nós, mas às vezes o apelido causa um injusto preconceito.



Ele já tentou se livrar do apelido, ou dessa pecha como queiram, mas de repente também virou um bom marketing. Num mundo em que todo Mundo é observado 24 horas por dia e muita gente tenta padronizar a vida dos outros, um pouco de "anarquismo" faz bem, mexe com as estruturas e faz as pessoas pensarem também. Nada contra, é até salutar, na minha opinião, é claro.



Mas o meu nobre xará, o senhor Luiz Carlos Cirne Lima de Lorenzi, nome de doutor ou embaixador, cujo apelido é Lisca Doido, já percebeu que pode usar a fama a favor do seu trabalho. No América Mineiro briga para levar o time de volta à Série A no ano que vem e vem conseguindo se manter na parte de cima da tabela.



Teve convites para sair, inclusive do combalido Cruzeiro, hoje também na Série B, mas preferiu continuar o seu trabalho no time do Horto. Até num dos programas da Fox, que participei, brinquei com a situação: "Lisca pode ser Doido, mas não é burro. Vai fazer o quê, no Cruzeiro? Trabalhar algum tempo para ser demitido e sair queimado". Achei que fez o certo, deve ter outros planos para sua vida de técnico além das pressões da Toca da Raposa, por mais que o clube azul seja grande e tenha muita tradição. Quem sabe no futuro com as coisas mais calmas por lá?



Há poucas horas informações de Belo Horizonte disseram que Lisca foi procurado para treinar Botafogo e Coritiba e ele disse não. Prova que seu trabalho repercute nos times da Série A, mas a situação no América é muito melhor e trocar o certo pelo duvidoso só se fosse mesmo muito doido, não é o caso apesar do apelido.



Até porque Lisca tem tudo para subir para a Série A e tomar justamente o lugar desses times que estão brigando na parte de baixo do Brasileiro. Vão provavelmente se encontrar na encruzilhada. Um indo para a placa A e outros indo para a placa B. A vida tem seus sobe e desce, mas não precisa procurar atalho quando o caminho está sendo bem feito. Certo, Lisca?



Ah, eu também disse antes do confronto Corinthians 0 x 1 América, que o time do Lisca estava jogando melhor que a equipe de Vagner Mancini. Alguns corintianos reclamaram: "Como pode comparar um time da Série B com um da Série A? Você está louco?" Bom, quem viu o jogo, viu dois times da Série B em campo. Com todo o respeito, o Corinthians é muito isso hoje, mas o América estava mais arrumado e tem tudo para confirmar sua classificação às quartas de final da Copa do Brasil, dia 04/11, em Belo Horizonte.



É garantido que passa? Não, o Corinthians tem tradição, tem um bom treinador com muitos problemas a resolver, mas o futebol sempre oferece uma nova chance. Nesse momento se fosse apostar minhas fichas seria no Coelho Mineiro. Está melhor em campo que o Corinthians e melhor fora também. Administrativamente o Corinthians também está perdendo. Infelizmente. Boa sorte, Lisca, o doido mais esperto do futebol. Não te conheço pessoalmente, mas você merece respeito.