top of page
  • Foto do escritorFutebol Alternativo

Clubes alternativos terão condições de cumprir todos os protocolos de saúde ?

A maioria dos estados estão aos poucos anunciando o retorno de suas atividades esportivas e consequentemente liberando o futebol profissional desde que os protocolos de segurança sejam cumpridos. O que levanta o questionamento que está no titulo desse texto. Para definir o retorno do futebol a pergunta em destaque poderá ser fundamental. Os protocolos que serão adotados para a volta já dão um panorama de como será o "novo normal" para eventos esportivos.


A impressão que me passa é que a pessoa que elabora esses protocolos não conhece a verdadeira realidade do interior do país e dos clubes menores e alternativos, que na sua maioria passam por grave dificuldade financeira e possuem pouquíssima estrutura.


Afirmo aqui com toda certeza: 90 % dos clubes do interior do país não tem condições de cumprir os protocolos propostos. Não sem ajuda financeira das federações estaduais e da CBF.


Começando pelos testes para detectar o vírus nos atletas. Cada teste custa em torno de R$ 300, se multiplicarmos esse valor para 25 que é em média o número de atletas que um time profissional tem no elenco dá quase R$ 10 mil. Nenhum time do interior do país tem condições de bancar testes toda semana. Muito Gasto.


Outro ponto discutível e que com certeza não será cumprido é nas viagens intermunicipais . os clubes teriam de viajar em dois ônibus para respeitar o distanciamento social. Um custo que sairia dobrado. Alguns clubes não tem nem um, que dirá dois ônibus. A hospedagem também fica mais cara pois obrigatoriamente terá que ficar um único membro da comissão por quarto o que também dobra o custo.


Tudo isso com menos dinheiro entrando, já que os jogos não terão público e a renda dos ingressos não entra no cofre dos clubes.


A saída é a ajuda das federações seja sendo parceira dos clubes atrás de patrocínio para hospedagem e deslocamento, seja bancando os testes de covid, ou bancando o campeonato na totalidade mesmo. Estamos num momento único, nunca antes visto, recuar e diminuir os gastos dos times alternativos não irá falir nenhuma federação. Todas tem dinheiro e estão melhores financeiramente que os clubes. Não quero ouvir depois de que a confusão tiver armada, que a culpa é dos times do interior

bottom of page