• Futebol em Rede

Campeonato Brasileiro começa no dia 08 de fevereiro


O departamento técnico da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) divulgou a tabela do Campeonato Brasileiro Adulto Masculino – 2021. A competição será aberta no dia 08 de fevereiro (segunda-feira), às 14h (de Brasília), no ginásio de Esportes Rio Vermelho, em Goiânia (GO), com a partida entre Basket Osasco e Basquete Blumenau.

Complementando a primeira rodada: Anápolis Vultures x Botafogo FR (17h) e Vila Nova/AEGB x Blackstar/Unisociesc (20h).

“Campeonato muito aguardado, por tudo que aconteceu em 2020, quando estava pronto para começar, em 15 de março, e foi aplicado o isolamento social em várias cidades por conta da pandemia. A expectativa é grande, teremos 12 equipes na disputa, com boa perspectiva, pois são agremiações com boa possibilidade de investimento e creio que mantivemos um bom nível”, comentou Alex Oliveira (foto), coordenador técnico da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

Por conta da pandemia de coronavírus, a competição será disputada em formato de sedes. A primeira, que envolve a Conferência Gerson Victalino, ocorrerá de 08 a 13 de fevereiro, no local já citado, com jogos válidos pelo primeiro turno. Os clubes são esses: Botafogo Futebol e Regatas (RJ), Basket Osasco (SP), Anápolis Vultures (GO), o anfitrião Vila Nova/AEGB (GO), Basquete Blumenau (SC) e Black Star Basquete (SC).

“Tenho visto que os times estão procurando se reforçar e investindo, com isso, acreditamos que vai ser um campeonato muito equilibrado em termos técnicos. Posso destacar o Basket Osasco, que disputou o Campeonato Paulista muito bem; NBPG, que vai defender o título e sempre tem um trabalho bacana; o Blackstar, que tem feito também um trabalho muito bem; e o Botafogo FR, que chega credenciado por boas campanhas, sendo campeão sul-americano. Além disso, temos as demais equipes que vão brigar, como o Vila Nova/AEGB, que é uma equipe de tradição e jogará em casa”, relatou Oliveira.

“No dia 18 de janeiro, eu vou realizar uma visita técnica no ginásio de Esportes Rio Vermelho para aprovar os detalhes do warm up do campeonato. A expectativa é a melhor possível, vamos tentar fazer um trabalho bacana, usando a tecnologia; a novidade é a parceria firmada com Synergy Sports e estamos instalando no ginásio uma câmera Keemotion, além de uma tecnologia nova de análise de desempenho; a TVN Sports, através da parceria com a CBB TV, seguirá conosco e transmitirá os 80 jogos desta edição”, complementou o coordenador técnico da competição.

Tabela

1ª rodada – 08 de fevereiro (segunda-feira)

14h: Basket Osasco x Blumenau Basquete

17h: Anápolis Vultures x Botafogo FR

20h: Vila Nova/AEGB x Blackstar/Unisociesc

2ª rodada – 09 de fevereiro (terça-feira)

14h: Blumenau Basquete x Botafogo FR

17h: Blackstar/Unisociesc x Basket Osasco

20h: Anápolis Vultures x Vila Nova/AEGB

3ª rodada – 10 de fevereiro (quarta-feira)

14h: Botafogo FR x Blackstar/Unisociesc

17h: Blumenau Basquete x Anápolis Vultures

20h: Vila Nova/AEGB x Basket Osasco

4ª rodada – 11 de fevereiro (quinta-feira)

14h: Osasco Basket x Botafogo FR

17h: Blackstar/Unisociesc x Anápolis Vultures

20h: Blumenau Basquete x Vila Nova/AEGB

5ª rodada – 12 de fevereiro (sexta-feira)

14h: Blumenau Basquete x Blackstar/Unisociesc

17h: Anápolis Vultures x Basket Osasco

20h: Vila Nova/AEGB x Botafogo FR

(*) Jogos no horário de Brasília (DF)

Forma de disputa

De acordo com o regulamento do Campeonato Brasileiro Adulto Masculino – 2021, na primeira fase, os times jogam dentro das suas Conferências (Gerson Victalino e Hélio Rubens Garcia) em turno e returno. Os dois primeiros colocados de cada grupo se classificam diretamente para as quartas-de-final. Os outros disputam a segunda fase para classificar mais quatro times para as quartas-de-final, que serão disputadas em melhor-de-três partidas (playoff). Por fim, os quatro classificados farão o Final Four, em sede única, para definir o campeão.

“Fizemos a reunião técnica em novembro e decidimos adotar o sistema de sedes; optamos por essa forma de disputa, uma vez que nos dá a chance de controle da pandemia dentro de um ginásio, adotando os protocolos necessários. É claro que não é 100%, pois existe todo o deslocamento, mas esta é uma situação nova para todo mundo e temos que nos adaptar, por isso, esperamos que seja um sucesso, com todos os envolvidos passando bem”, explicou Alex Oliveira.

Já o primeiro turno da Conferência Hélio Rubens será realizado de 23 a 28 de fevereiro, em Ponta Grossa (PR). As agremiações são essas: o anfitrião NBPG (PR), ADRM Maringá (PR), Londrina Basketball (PR), União Corinthians (RS), Basquete Joinville (SC) e AD Brusque (SC).