top of page
  • Foto do escritorFutebol em Rede

Adiamento do jogo Goiás x São Paulo é um alerta para o futuro das competições

Adiamento do jogo Goiás x São Paulo é um alerta para o futuro das competições. Esse é um grande problema para ajustar o tal Protocolo da CBF para conviver com essa maldita Pandemia. O vírus não perde a chance. Não vê cor de camisa e nem importância do Campeonato. Embora tentem demonstrar o contrário, nós ainda estamos vivendo uma curva alta da Pandemia do Coronavírus.



Enquanto os jogos eram realizados em uma mesma região, o controle era melhor. Mas agora nos Campeonatos Brasileiros da Séries A,B, C e D e Copa do Brasil haverá muitas viagens. A logística não será sempre de voo fretado. Muito pelo contrário. Então um time pode sair de um local menos infectado para um mais infectado e vice-versa. Isso causará problema para ambos os lados.



Deveríamos usar o exemplo da NBA, nos Estados Unidos, que concentrou todas as equipes numa bolha na Disney, onde todos os participantes podem ser controlados diariamente. Eu sei que é um alto custo e isso seria mais difícil com 20 equipes das mais diferentes regiões do pais, mas nem se pensou em regionalizar as disputas pelo menos nesse momento excepcional. O futebol trata o assunto como se o mundo estivesse num período normal.



Temo que o que ocorreu no domingo, em Goiânia, no jogo adiado entre Goiás e São Paulo, volte a acontecer. Se pensarmos então em Libertadores da América com viagens por vários países, onde as condições de saúde não são iguais, então é muito mais temerário. É muito arriscado.



A verdade é que todos somos reféns dessa pandemia e tentamos tocar a vida de alguma forma, mas não dá para expor tanta gente ao mesmo tempo apenas por cumprimento de tabela. Vai virar o Campeonato da Pandemia ou o Campeonato do WO. Quero ver qual juiz terá coragem de punir um time por não jogar por casos de COVID? Seria totalmente fora de propósito, além de injusto. O maior problema é que o Vírus não respeita Protocolo nenhum. Por enquanto ele está ganhando o jogo.

bottom of page