• Futebol em Rede

A volta do futebol Pandêmico

A volta do futebol Pandêmico. Como será a volta do Campeonato Alemão? É um dos mais importantes do Mundo, a melhor média de público e agora volta com portões fechados. Volta com medo de se infectar pelo Coronavírus. Volta para cumprir o que falta da temporada e para receber o que falta da TV. Lá como cá, também o dinheiro é importante. As contas continuam chegando, mas a vida se esvaiu em meio a Pandemia.



A verdade é que não sabemos como será após a Pandemia. A Alemanha volta ainda com resquício Pandêmico, se é que essa palavra existe. Muitos ainda estão longe da vida normal e os jogadores treinam de uma forma nada original. Não se misturam muito e vivem se higienizando o tempo todo. Essa é a questão: Isto é futebol? Pelo menos não é do jeito que conhecemos.



Há um protocolo a ser seguido. Há um clima tenso no ar, mas ao mesmo tempo se sente a liberdade de poder jogar ao ar livre. É uma boa notícia e uma preocupação a mais. O maldito vírus está no ar. Está na grama, na bola, na roupa, nas traves e em tudo que ele possa grudar e se manifestar quando tocado. É uma coisa tenebrosa.



Quando o jogo começar haverá distanciamento seguro? O agarra-agarra no escanteio vai acontecer?: A troca de suor com o adversário nas jogadas mais apertadas também? Estou curioso para ver como jogadores, técnicos e árbitros vão se comportar. A imprensa terá um trabalho reduzido e também terá os seus cuidados. Todos correm risco.



De qualquer maneira é uma forma de tentar mostrar que a vida segue o seu curso. Ou a vida humana ou a do vírus. Uma ou outra, as duas juntas não convivem bem como já foi provado. A maior questão depois dessa rodada de volta do Alemão serão os exames pós jogos. Quem estará infectado? E quem tomar um remédio preventivo contra o Covid-19 pode ser pego no exame anti-doping?



A tentativa da volta do futebol já mostra uma outra faceta esperada que se esparramará para a toda a terra nos tempos de Pandemia. O público não estará lá. Para os torcedores será o futebol à distância. E ironicamente vai começar pelo Campeonato que tem a melhor média de público do Mundo. O que prova que o Vírus iguala todos em todos os cantos. Os ricos também choram.