top of page
  • Foto do escritorFutebol em Rede

A mentira "Bolsonariana" para justificar um lucro que o Flamengo não teve

A mentira "Bolsonariana" para justificar um lucro que o Flamengo não teve. O Campeonato Carioca vai chegando à semifinal, mas o jogo mais emocionante e mais manchetado é a "briga" entre FlaTV x Rede Globo. Depois de disputa na Justiça em que o Flamengo ganhou um round e a Globo deu o troco logo a seguir, a emissora detentora dos direitos de transmissão do Campeonato resolveu rescindir o contrato embora diga que vai paga-lo na íntegra. Possivelmente foi orientada pelo seu Departamento Jurídico para não ter cobranças futuras.



Isso porque o Flamengo, que não aceitou a proposta da Globo, se valendo de uma Medida Provisória assinada por Bolsonaro, transmitiu o jogo com o Boavista pela FlaTV. Mais de 2 milhões de flamenguistas acompanharam a transmissão. Nas últimas horas o presidente que gosta de alfinetar a Globo, sua emissora inimiga, segundo ele, fez questão de promover sua Medida e disse que o Flamengo ganhou 10 milhões de reais só na transmissão desse jogo sem precisar da TV em questão.



Talvez acostumado com os arroubos políticos em que superestimar dados próprios, ou por interesse, fazem parte do cotidiano, o presidente mentiu mais uma vez. A conta não fecha desse jeito. A informação é que a Globo ofereceu 20 milhões pelo Carioca ao Flamengo. O clube não aceitou e pediu 80 milhões. Dada a distância dos números a negociação se tornou inviável.



Se o Flamengo tivesse aceito os 20 milhões da Globo cada jogo valeria 1 milhão e 333 mil reais. Deu aí uma dízima periódica levando-se em consideração se o Flamengo chegasse à final do Carioca, como deve chegar, com 15 jogos disputados. Segundo informação do próprio clube, no jogo de meio de semana na FlaTV o clube arrecadou cerca de 900 mil reais. Portanto, presidente, faltam "somente" 9 milhões e uns quebrados para os 10 milhões que o senhor pomposamente anunciou.



Essa questão ainda vai dar muita discussão. O Flamengo tem seus direitos e a Globo também. O fato de rescindir o contrato pesa contra os outros 11 times do Campeonato e a Federação. Provavelmente esses vão pressionar o Flamengo para ajudar a achar uma solução para todos na próxima temporada. Nenhum outro time tem 40 milhões de torcedores para vender os jogos de suas Tvs particulares. Talvez nem o Flamengo, já que apenas 2 milhões viram o jogo integralmente, o que é um número importante, mas ainda abaixo do que sonha o clube para fazer dinheiro na Internet.



Outra coisa que deve ser levada em consideração. Hoje o Flamengo tem um grande time e é favorito em todos os Campeonatos que participar. Mas isso também é sazonal. Quando houver problemas a audiência também cairá e ao contrário do contrato com a Globo, a receita cairá junto. Se eu fosse dirigente do Flamengo não fecharia nenhuma porta e não destruiria nenhuma ponte nessa batalha. A Globo sempre foi uma boa parceira do futebol, Se acham que está ruim com ela, pode ficar muito pior sem ela. É o que eu acho.




bottom of page