• Futebol em Rede

A melhor dupla de zaga que vi jogar

Nessa hora que se discute tanto a dupla de zaga do Corinthians, Manoel e Henrique, penso nas grandes duplas que vi jogar. A melhor que eu vi foi Oscar e Dario Pereyra, no São Paulo. Era quase imbatível por cima e por baixo. Esses dois deram muito para o time do Morumbi. Há outras que merecem destaque, mas para meu gosto pessoal, esses dois jogaram demais.

No meu Santos nos anos 70 tinha Ramos Delgado e Joel ou Ramos Delgado e Djalma Dias, ambas excelentes. Palmeiras teve a dupla da Academia, Luiz Pereira e Alfredo. Mais tarde teve também Luiz Pereira e Wagner Bacharel, que se entendiam por um olhar. O Internacional teve Figueroa e Marinho Perez, que não jogaram muito tempo juntos, mas eram bons demais. Na Seleção de 74 a dupla era excelente com Luiz Pereira e Marinho Perez. Em 78, Oscar e Amaral. Em 82, Oscar e Luizinho.

Muitas outras duplas podem ser destacadas. O Flamengo de Zico tinha na zaga Marinho e Mozer, o quarto zagueiro era um cracasso, jogava muito mesmo. A Seleção campeã de 1994 tinha o excelente Aldair, um dos melhores zagueiros da história, e Marcio Santos no esplendor de sua forma. Ricardo Rocha contundido não jogou, mas teria feito uma grande dupla também com Aldair.

Hoje aqui no futebol paulista gosto da dupla do Santos com Luiz Felipe e Gustavo Henrique, mas Sampaolli quando não joga com 3 zagueiros, tem preferido o colombiano Aguillar com Gustavo Henrique. O São Paulo já teve dias melhores, como se sabe, o Corinthians está tentando com Manoel e Henrique e o Palmeiras tem muitos zagueiros, mas nenhuma dupla se sobressai ou pelo menos pode ser comparada as grandes da história. É uma pena que o ótimo Edu Dracena depois de tantas contusões e já com uma certa idade não consiga ter sequência como titular. Ele seria uma referência boa para qualquer dupla que viesse a se formar no Verdão. Na minha opinião, é claro.

Em nível Brasil acho que o Grêmio com Pedro Geromel e Kanemann tem a melhor dupla do país. Esses dois podem ser a nova versão de Oscar e Dario Pereira se permanecerem juntos por mais um tempo. Se entendem perfeitamente e dão total segurança ao time. Mas é claro que outros podem ter outras predileções e convicções.

Mas uma coisa é certa: Dupla de zaga tem que jogar junta, pensar junto, um ajudar o outro e ter intuição para saber o que o outro também irá fazer. É um casamento perfeito e casamento perfeito hoje em dia é muito difícil. Sempre tem alguém de fora que gosta de atrapalhar. Às vezes é o técnico explicadinho que se mete e desarruma tudo. Isso também acontece. Certo?

Em tempo: No próximo Post vou contar porque Dario Pereira virou um dos maiores zagueiros da história. Aguarde. A história é muito legal e verdadeira.

#Geromel #SãoPaulo #MarinhoPerez #Grêmio #LuizPereira #DarioPereira #Oscar #Figueroa #RamosDelgado