• Futebol em Rede

A FESTA DAS BANDEIRASVAI VOLTAR. OLHO NELAS!

Olá amigos!

Na última quinta-feira, na Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo, aconteceu mais uma reunião para discutir a VOLTA DAS BANDEIRAS nos nossos estádios. A Justiça autorizou essa volta, proibidas desde 1996, à época, medida realmente necessária.


Esse encontro deu início à montagem do protocolo para o retorno, cujas diretrizes começam a ser estudadas e ainda serão definidas.


Ótimo para o futebol e para a beleza dos espetáculos que ganham uma moldura mais rica e festiva. São lindas as imagens e as coreografias dos torcedores tremulando-as em meio às arquibancadas, gerais, numeradas, cantando os hinos dos seus clubes ou incentivos aos seus jogadores.

Nos próximos dias, a Polícia Militar divulgará todas as regras.


Em princípio, acredita-se que o número de bandeiras será definido de acordo com a capacidade de público em cada estádio.

Detalhe importantíssimo: os portadores das bandeiras serão os responsáveis por elas e com a exigência de serem identificados previamente na Polícia Militar. Perfeito!

Caberá ao comando do Batalhão de Choque elaborar o protocolo da volta das bandeiras de mastro.


Nesses encontros com as torcidas houve a concordância que serão definidos o número de bandeiras e seus tamanhos; tamanhos dos mastros, material dos mesmos (bambu ou plásticos); os mastros serão numerados, portanto, de fácil identificação do seu responsável; e onde elas ficarão guardadas, etc.


Os diretores das torcidas organizadas nesses encontros confirmaram que outras reivindicações serão feitas nesse entrosamento com as autoridades com o objetivo de que os espetáculos sejam mais bonitos emoldurando ainda mais as partidas de futebol. Maravilha, né?


Porém, que se lembrem todos que a proibição de 1996 aconteceu porque os mastros, de bambu ou plástico, tinham dentro canos de metal para brigas, madeiras (em alguns casos até facas), foguetes, sinalizadores, para agredir rivais ou até mesmo entre si.


Estou torcendo muito para que tudo dê certo, os acordos e promessas sejam cumpridos e o futebol ganhe mais brilho, mais beleza.

Futebol é o maior espetáculo da terra! É a alegria do povo! Infelizmente, lamentavelmente, estragado por alguns torcedores truculentos e violentos.


Um abraço.

Lucas Neto